1
resposta

[Projeto] Sem acesso ao MySql

Seguindo o passo a passo do curso

quando chega a hora de validar e ter acesso ao bd

Aparece esse erro depois da digitar a senha

Enter password: ERROR 2002 (HY000): Can't connect to local MySQL server through socket '/var/run/mysqld/mysqld.sock' (2)

Alguem consegue me dizer como resolver ?

1 resposta

Olá Mateus.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)

Pelo que entendi, você está seguindo o passo a passo do curso e está enfrentando um problema ao tentar acessar o banco de dados. O erro que você está recebendo indica que não é possível conectar ao servidor MySQL local através do socket '/var/run/mysqld/mysqld.sock'.

Uma possível solução para esse problema é verificar se o servidor MySQL está realmente em execução. Você pode fazer isso executando o comando "ps -ef | grep -i mysql" no terminal da sua máquina virtual. Se o servidor estiver em execução, você deve ver um processo relacionado ao MySQL na lista de resultados.

Caso o servidor não esteja em execução, você pode tentar iniciá-lo manualmente executando o comando "sudo service mysql start" no terminal da sua máquina virtual.

Se o servidor estiver em execução, mas você ainda não conseguir se conectar, pode ser necessário verificar se o arquivo de soquete do MySQL está no local correto. Você pode fazer isso verificando o arquivo my.cnf no diretório de configuração do MySQL. O caminho para o arquivo my.cnf pode variar dependendo da distribuição do Linux que você está usando.

Por exemplo, se você estiver usando o Ubuntu, o arquivo my.cnf geralmente está localizado em /etc/mysql/my.cnf. Abra o arquivo my.cnf e verifique se a configuração "socket" está apontando para o caminho correto do arquivo de soquete do MySQL. Se não estiver, você pode corrigir o caminho e reiniciar o servidor MySQL.

Espero que essas sugestões possam ajudá-lo a resolver o problema de acesso ao MySQL. Se você tiver alguma outra dúvida, é só me dizer! Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software