1
resposta

[Projeto] Segmentação de audiência

Olá, pessoal!

Vim compartilhar com vocês um pouco da minha tarefa de segmentar a audiência do meu negócio e desenvolver algumas linhas editorias com o ChatGPT.

Prompt: Imagine que você é um social media e precisa fazer uma segmentação do público-alvo do seu cliente, que é um professor de física que vende curso online de física para homens e mulheres, para que assim você possa personalizar a criação do conteúdo nas redes sociais. Como você faria essa segmentação?

Resposta:Para segmentar o público-alvo do curso online de física do professor, eu consideraria diversos fatores:

  1. Demográficos:

    • Idade: Determinar faixas etárias específicas, considerando a adequação do conteúdo para diferentes grupos.
    • Gênero: Personalizar abordagens com base nas preferências e interesses específicos de homens e mulheres.
  2. Interesses e Nível de Conhecimento em Física:

    • Identificar o nível de conhecimento prévio em física para adaptar o conteúdo, criando postagens mais básicas ou avançadas conforme necessário.
    • Explorar interesses específicos dentro da física, como mecânica, termodinâmica ou astrofísica.
  3. Experiência em Cursos Online:

    • Segmentar com base na experiência anterior em cursos online, oferecendo abordagens diferenciadas para iniciantes e para aqueles mais familiarizados com o formato.
  4. Objetivos de Aprendizagem:

    • Identificar os objetivos individuais de aprendizagem, seja para fins educacionais, profissionais ou de interesse pessoal.
    • Adaptar o conteúdo para destacar como o curso atende a esses objetivos específicos.

Ao considerar esses aspectos, é possível criar uma estratégia de conteúdo mais personalizada, aumentando a relevância e a eficácia das postagens nas redes sociais.

Opnião: não acho que segmentar por fatores demográficos seja interessante, pois o meu público alvo com relação à faixa etária é muito bem definido e não tem diferênça entre gênero.

Prompt: Certo, agora eu preciso que você me sugira uma linha editorial de marketing de conteúdo baseada nessa segmentação de audiência que você fez. As linhas editoriais sugeridas devem ser alinhadas com o aumento de vendas e a construção de autoridade. Mais especificamente, considerando os itens interesses e nível de conhecimento em física, experiência em cursos online e objetivos de aprendizagem.

Resultado: Certamente! Aqui está uma sugestão de linha editorial alinhada com o aumento de vendas e a construção de autoridade, considerando os diferentes aspectos da segmentação:

  1. Para Diferentes Níveis de Conhecimento em Física:

    • Iniciantes:

      • Destaque módulos introdutórios com abordagens simples.
      • Utilize infográficos e vídeos explicativos para tornar os conceitos básicos acessíveis.
      • Enfatize como o curso é amigável para quem está começando na área.
    • Avançados:

      • Compartilhe insights e aplicações práticas de conceitos avançados.
      • Ofereça webinars ou aulas ao vivo explorando temas mais complexos.
      • Demonstre como o curso proporciona uma compreensão aprofundada e aplicada.
  2. Considerando a Experiência em Cursos Online:

    • Novatos em Cursos Online:

      • Destaque depoimentos de alunos iniciantes que tiveram sucesso no curso.
      • Ofereça materiais de amostra e demonstrações para aliviar a apreensão inicial.
      • Promova a comunidade online como um suporte valioso.
    • Experientes em Cursos Online:

      • Saliente diferenciais do curso, como recursos avançados e interatividade.
      • Compartilhe depoimentos de alunos que destacam a diferença entre este curso e outros já realizados.
      • Crie conteúdo exclusivo para essa audiência, como masterclasses ou conteúdo bônus.
  3. Com Base nos Objetivos de Aprendizagem:

    • Objetivos Educacionais:

      • Apresente o curso como uma ferramenta educacional eficaz para o crescimento acadêmico.
      • Destaque casos de sucesso de alunos que alcançaram objetivos educacionais específicos.
    • Objetivos Profissionais:

      • Aborde como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em carreiras específicas.
      • Compartilhe histórias de sucesso de profissionais que atribuem seu êxito ao curso.
    • Objetivos Pessoais ou de Interesse:

      • Explore tópicos de física relacionados a interesses pessoais.
      • Crie conteúdo motivacional, mostrando como o aprendizado de física pode ser gratificante em nível pessoal.

Ao integrar essas abordagens na linha editorial, é possível atrair diferentes segmentos da audiência, construir autoridade no campo e, consequentemente, impulsionar as vendas do curso online de física.

Opnião: eu gostei muito das linhas criadas, bem diretas, de acordo com o público alvo e realistar pra mim que farei tudo sozinho.

1 resposta

Oii, Pedro! Tudo joia?

Uaau, ficou excelente!

Gostei bastante da forma que deixou objetivo e claro das características que ele deveria "assumir" para realizar a atividade. Outro ponto que achei interessante foi que você ao perceber que a resposta dele não se encaixava, forneceu mais detalhes no próximo prompt para o GPT capturar as nuances do que você desejava. E de fato, veio uma resposta muito boa!

Continue assim, utilize a ferramenta para te ajudar na construção do seu projeto e também para te ajudar na produtividade, você mencionou que vai fazer tudo sozinho, né?! Ele pode te ajudar nessa!

Qualquer dúvida que surgir, conte com o fórum para te auxiliar.

Bons estudos, Pedro!