Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Projeto SDD - Curso Spec-Driven Development

Boa noite. Parabéns pelo excelente curso "Spec-Driven Development".

Fiquei tbm um pouco intrigado que os testes foram realizados antes da implementação. E justamente o resultado e os proprios testes seriam a especificação para implementar. Fiquei me perguntando como os testes poderia ser feitos sem existir as rotas e os arquivos que respondem em cada endpoint.

Continuarei os estudos nessa área, se puder indicar outras fontes, tbm agradeço.

Grande abraço,

Pablo.

1 resposta

Olá, Pablo, como vai?

Essa sensação de estranheza ao escrever testes antes do código é bem comum, principalmente quando estamos acostumados com o fluxo tradicional de desenvolvimento. No Spec-Driven Development, assim como no TDD, o teste atua como um contrato de design, definindo antecipadamente quais entradas o sistema deve aceitar e quais respostas precisa devolver. Ao rodar esse teste inicialmente, o esperado é justamente que ele falhe com erros de rota inexistente ou arquivo não encontrado, servindo de guia para criar apenas o código estritamente necessário para fazê-lo passar.

Essa abordagem ajuda a focar na interface pública e no comportamento esperado da aplicação antes de se preocupar com os detalhes internos de implementação. Para aprofundar no tema, conteúdos sobre API-First Design complementam muito bem esse ecossistema de especificações executáveis.

Pensando no seu fluxo de trabalho atual, como você enxerga que escrever os testes antes da implementação poderia mudar a forma como você planeja a arquitetura dos seus projetos?

Qualquer outra dúvida, o fórum continua à disposição para ajudar nos seus estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!