Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Roadmap de estudos.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Bruno. Como vai?

Parabéns pela construção do seu Roadmap de Estudos! A sua tabela ficou extremamente organizada, clara e demonstra uma visão estratégica excelente sobre como progredir na área de Ciência e Análise de Dados.

Dividir o aprendizado em Curto, Médio e Longo Prazo é a melhor forma de não sofrer com a ansiedade da sobrecarga de conteúdos, pois permite focar em uma habilidade por vez. Gostei muito de ver que você conectou cada bloco técnico com projetos práticos e resultados esperados bem definidos. Essa é a chave para consolidar o conhecimento.

Para agregar ainda mais valor ao seu planejamento e ajudá-lo a executar esse roadmap com maestria utilizando o ChatGPT como seu mentor de estudos, quero compartilhar três sugestões práticas de como aplicar isso no seu dia a dia na Alura:

1. Definição clara de marcos temporais (Prazos)

Embora os conceitos estejam bem divididos, o cérebro humano lida melhor com metas quando o "curto, médio e longo prazo" são traduzidos em semanas ou meses.

Uma boa sugestão para complementar esse roadmap é criar uma estimativa de dedicação horária para cada bloco. Você pode pedir ajuda ao ChatGPT para calcular esse tempo com base na sua rotina atual através de um prompt assim:

Atue como meu mentor de carreira em dados. Com base no meu roadmap de Curto Prazo (Lógica, Python básico, Estatística Descritiva, Excel, SQL básico e Visualização), eu tenho [X] horas disponíveis por semana para estudar. 
Quantas semanas você estima que eu levarei para concluir essa primeira fase com qualidade? Crie um cronograma sugerido dividindo por esses temas.

2. Transição suave entre as fases (Atenção ao Médio Prazo)

No seu planejamento de Médio Prazo, você incluiu ferramentas robustas como Pandas, NumPy, Power BI e SQL Intermediário. Para otimizar seu tempo, tente unir essas tecnologias em um único ciclo de estudo de projeto.

• Dica de ouro: Em vez de estudar todo o Power BI e só depois estudar a biblioteca Pandas, tente extrair dados de um banco SQL, tratá-los utilizando o Pandas em Python e, por fim, conectá-los ao Power BI para criar o seu Dashboard Interativo. Isso cria uma linha de raciocínio lógico idêntica à que o mercado de trabalho exige de um profissional.

3. Crie os enunciados dos seus Projetos Práticos com IA

Você definiu ótimos escopos de projetos práticos, como "Análise de planilhas financeiras" no Curto Prazo e "Análise Exploratória (EDA)" no Médio Prazo. Sempre que você terminar um curso da Alura dessas ferramentas, use o ChatGPT para gerar o desafio do seu projeto.

Você pode usar o seguinte template de prompt:

Terminei de estudar a base da análise de dados (Excel, SQL básico e Python básico). 
Crie o escopo de um projeto de "Análise de Planilhas Financeiras" para que eu desenvolva. 
O projeto deve conter: o contexto do problema de negócio fictício, quais perguntas eu preciso responder com os dados e quais métricas de visualização devo gerar. Não me dê o código ou a resposta, apenas o desafio.

Seu roadmap é um guia de sucesso muito bem fundamentado. Siga firme nessa trilha e execute cada etapa no seu ritmo que o objetivo final de estar preparado para vagas de Analista Pleno com certeza será alcançado!

Espero que possa ter lhe ajudado!