1
resposta

[Projeto] Respostas de cada IA

Esse foi o meu prompt de comando:

Crie um post para blog

• o tema é alimentação saudável mas também prazerosa
  • use tom informal
  • me forneça 2 receitas com descrição, calorias, restrições para pessoas alérgicas/intolerantes, e o rendimento dessas receitas, para um almoço reforçado
  • use emojis para ficar mais descontraído
  • não use listas

GPT me deu algo mais preciso, de fato sendo o que eu pedi, e o Gemini me deu tudo, porém usou listas de bullet point sem eu pedir e colocou também modo de preparo e ingredientes.

1 resposta

Olá, Angélica, como vai?

Muito bom ver você compartilhando seu exercício por aqui. Seu prompt está claro e bem direcionado, pois define não só o tema, mas também o tom de voz, a presença de informações nutricionais e até mesmo o uso de emojis. Isso ajuda bastante os modelos a produzirem respostas mais próximas do que você deseja.

Um ponto interessante é observar como diferentes IAs interpretam de maneiras distintas as instruções. O fato de o Gemini ter incluído ingredientes e modo de preparo, mesmo sem você solicitar, mostra que ele tentou enriquecer o conteúdo. Já o GPT seguiu de forma mais fiel as orientações. Essa diferença é comum e pode ser aproveitada para entender como ajustar os prompts conforme o comportamento de cada modelo.

Parabéns pela forma como estruturou seu teste. Continue compartilhando suas experiências, isso ajuda muito a enriquecer as discussões aqui no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!