Olá, Maria de Nazaré. Como vai?
Excelente contribuição! O seu cronograma ficou simplesmente fantástico e demonstra uma compreensão profunda de como unir a Inteligência Artificial com metodologias ativas de aprendizado.
O grande diferencial do seu projeto foi estruturar a rotina utilizando os níveis da Taxonomia de Bloom (Memorizar, Compreender, Aplicar, Analisar, Avaliar e Criar). Em vez de focar apenas em uma leitura passiva ao longo da semana, você desenhou uma jornada onde o seu cérebro é desafiado a subir um degrau de complexidade a cada dia. Isso é o que transforma o estudo em aprendizado de longo prazo!
O Casamento Perfeito: Taxonomia de Bloom + Inteligência Artificial
Como você utilizou o Copilot para apoiar essa estruturação, vale destacar como a IA Generativa é a parceira ideal para cada um dos dias que você planejou:
Na Segunda (Memorizar): Você pode pedir para a IA criar a lista de conceitos.
Exemplo de Prompt: "Atue como um gerador de flashcards. Me dê 5 perguntas e respostas curtas sobre conceitos fundamentais de Machine Learning para eu revisar."
Na Terça (Compreender): Se a explicação de backpropagation parecer confusa, use a IA para simplificar.
Exemplo de Prompt: "Explique como funciona o backpropagation usando uma metáfora simples e fácil de entender para uma criança de 10 anos."
Na Quinta e Sexta (Analisar e Avaliar): A IA é excelente para fazer revisões críticas. Você pode colar o seu código de Machine Learning no Copilot e pedir: "Analise este código e me aponte 3 pontos de melhoria na performance ou na legibilidade."
Dica de Ouro: Otimizando o Sábado (Criar) com o ChatGPT/Copilot
O nível mais alto da Taxonomia de Bloom é o Criar. No seu cronograma, você reservou o sábado para desenvolver um mini-projeto (como um chatbot).
Para que esse momento seja o mais produtivo possível e você não perca tempo travada em erros de código, você pode usar a técnica de Prompt de Contexto de Projeto. Antes de começar a programar, dê o seguinte comando para a IA:
Vou iniciar um mini-projeto de chatbot simples no Jupyter Notebook utilizando Python.
Quero que você atue como meu Tech Lead (Líder Técnico).
Antes de me dar o código pronto, me apresente um plano de desenvolvimento em 3 etapas e pergunte se estou de acordo com a primeira fase.
Isso impede que a IA te entregue um código gigante de uma vez só (o que prejudicaria a sua compreensão) e faz com que ela guie o seu processo de criação passo a passo, funcionando como um verdadeiro tutor particular.
Parabéns pela dedicação na entrega e pela excelente estrutura compartilhada no fórum! Com um cronograma desses, a sua evolução em IA será fantástica.
Espero que possa ter lhe ajudado!