1
resposta

[Projeto] Resposta desafio

Eu usei o Copilot (Bing)

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1sgt9UeqaC0JMJc2xuYDPsXUIUMSyXA-gvCo08XC1fZI/edit?usp=sharing

Exemplo de Cronograma Semanal (IA + Bloom)
Segunda-feira – Memorizar

Flashcards de conceitos de Machine Learning

Quiz rápido sobre definições

Terça-feira – Compreender

Criar mapa mental sobre Redes Neurais

Explicar em voz alta como funciona backpropagation

Quarta-feira – Aplicar

Resolver exercícios práticos no Jupyter Notebook

Implementar um modelo simples de regressão linear

Quinta-feira – Analisar

Comparar desempenho de dois algoritmos (ex: Decision Tree vs Random Forest)

Estudo de caso sobre aplicações de IA em bancos

Sexta-feira – Avaliar

Revisar código próprio e de colegas

Escrever uma crítica sobre vantagens e limitações de um modelo

Sábado – Criar

Desenvolver um mini-projeto de IA (ex: chatbot simples)

Preparar apresentação para compartilhar no fórum

Dicas finais
Use técnicas de repetição espaçada para memorizar.

Combine mapas mentais com exercícios práticos para consolidar compreensão.

Reserve tempo para projetos autorais — eles são a ponte entre teoria e prática.

1 resposta

Olá, Maria de Nazaré. Como vai?

Excelente contribuição! O seu cronograma ficou simplesmente fantástico e demonstra uma compreensão profunda de como unir a Inteligência Artificial com metodologias ativas de aprendizado.

O grande diferencial do seu projeto foi estruturar a rotina utilizando os níveis da Taxonomia de Bloom (Memorizar, Compreender, Aplicar, Analisar, Avaliar e Criar). Em vez de focar apenas em uma leitura passiva ao longo da semana, você desenhou uma jornada onde o seu cérebro é desafiado a subir um degrau de complexidade a cada dia. Isso é o que transforma o estudo em aprendizado de longo prazo!

O Casamento Perfeito: Taxonomia de Bloom + Inteligência Artificial

Como você utilizou o Copilot para apoiar essa estruturação, vale destacar como a IA Generativa é a parceira ideal para cada um dos dias que você planejou:

• Na Segunda (Memorizar): Você pode pedir para a IA criar a lista de conceitos.

• Exemplo de Prompt: "Atue como um gerador de flashcards. Me dê 5 perguntas e respostas curtas sobre conceitos fundamentais de Machine Learning para eu revisar."

• Na Terça (Compreender): Se a explicação de backpropagation parecer confusa, use a IA para simplificar.

• Exemplo de Prompt: "Explique como funciona o backpropagation usando uma metáfora simples e fácil de entender para uma criança de 10 anos."

• Na Quinta e Sexta (Analisar e Avaliar): A IA é excelente para fazer revisões críticas. Você pode colar o seu código de Machine Learning no Copilot e pedir: "Analise este código e me aponte 3 pontos de melhoria na performance ou na legibilidade."

Dica de Ouro: Otimizando o Sábado (Criar) com o ChatGPT/Copilot

O nível mais alto da Taxonomia de Bloom é o Criar. No seu cronograma, você reservou o sábado para desenvolver um mini-projeto (como um chatbot).

Para que esse momento seja o mais produtivo possível e você não perca tempo travada em erros de código, você pode usar a técnica de Prompt de Contexto de Projeto. Antes de começar a programar, dê o seguinte comando para a IA:

Vou iniciar um mini-projeto de chatbot simples no Jupyter Notebook utilizando Python. 
Quero que você atue como meu Tech Lead (Líder Técnico). 
Antes de me dar o código pronto, me apresente um plano de desenvolvimento em 3 etapas e pergunte se estou de acordo com a primeira fase.

Isso impede que a IA te entregue um código gigante de uma vez só (o que prejudicaria a sua compreensão) e faz com que ela guie o seu processo de criação passo a passo, funcionando como um verdadeiro tutor particular.

Parabéns pela dedicação na entrega e pela excelente estrutura compartilhada no fórum! Com um cronograma desses, a sua evolução em IA será fantástica.

Espero que possa ter lhe ajudado!