Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Resolução Desafio da Aula 5

Por curiosidade eu vi que somando o Template Literals da variável numeroSecreto com 1 chegou no valor do meu número máximo, mas fiz assim só por curiosidade mesmo, já que sou iniciante e queria compartilhar.

alert('Boas vindas ao jogo do número secreto');

let numeroSecreto = parseInt(Math.random() * 100 + 1); 
console.log(numeroSecreto);
let chute;
let tentativas = 1;

while (chute != numeroSecreto) {

    chute = prompt(`Escolha um número entre 1 e ${numeroSecreto+1}`);

    if (chute == numeroSecreto) {
        break;
    } else {
        if (chute > numeroSecreto) {
            alert(`O número secreto é menor que ${chute}`);
        } else {
            alert(`O número secreto é maior que ${chute}`);
        }
        // tentativas = tentativas + 1;
        tentativas++
    }
}

let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'tentativa';
    alert(`Isso ai! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto} com ${tentativas} ${palavraTentativa}.`);
alert('Boas vindas ao jogo do número secreto');

let numeroSecreto = parseInt(Math.random() * 100 + 1); 
console.log(numeroSecreto);
let chute;
let tentativas = 1;

while (chute != numeroSecreto) {

    chute = prompt(`Escolha um número entre 1 e ${numeroSecreto+1}`);

    if (chute == numeroSecreto) {
        break;
    } else {
        if (chute > numeroSecreto) {
            alert(`O número secreto é menor que ${chute}`);
        } else {
            alert(`O número secreto é maior que ${chute}`);
        }
        // tentativas = tentativas + 1;
        tentativas++
    }
}

let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'tentativa';
    alert(`Isso ai! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto} com ${tentativas} ${palavraTentativa}.`);
2 respostas
solução!

Oi! Como vai?

Gostei da sua curiosidade em explorar o valor exibido com template literals! É ótimo ver esse tipo de observação, mesmo sendo iniciante. Seu código está bem estruturado e mostra atenção aos detalhes.

Uma dica interessante para o futuro é usar a função Math.floor() para arredondar o número aleatório para baixo, caso queira controlar melhor o limite.Veja este exemplo:


let numero = Math.floor(Math.random() * 100) + 1;
console.log(numero);

Esse código garante que o número sempre seja entre 1 e 100, sem ultrapassar o valor desejado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Opa Armano. Tudo bem?

Muito legal conhecer essa função. Não vou me esquecer na próxima.

Obrigado por compartilhar.