2
respostas

[Projeto] Resolução da análise de dados com IA

Iniciei com o seguinte prompt no chatgpt: analise quais tipos de dados essa planilha contém
Ele mandou a resposta na imagem abaixo:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Em seguida, digitei um novo prompt:
avalie a planilha e calcule a média aritmética das notas de cada um dos alunos. Coloque as notas já prontas para eu anexar no excel

O gpt disponibilizou a planilha em formato csv já pronto para eu salvar no meu pc.

Por fim, digitei os seguintes prompts, seguindo os ensinamento da aula de deixar o prompt claro e separado em etapas, se possível:
-agora gere um gráfico de dispersão das médias dos estudantes.
-A partir do gráfico, gere uma explicação dos resultados. Exemplo: a maioria dos alunos teve um bom desempenho
-Depois gere um texto do porquê devo escolher esse tipo de gráfico para essa análise

O chatGPT gerou um word já pronto para download que analisou o gráfico gerado por ele. Além disso, colocou uma explicação do porquê o uso desse tipo de gráfico. Conferi os resultados e estão corretos.

2 respostas

Oi, Hannah! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da forma como você organizou os prompts em etapas, começando pela identificação dos tipos de dados, depois pedindo o cálculo das médias e, por fim, solicitando o gráfico com a interpretação dos resultados. Essa sequência mostra um bom uso da IA generativa, porque deixa a tarefa mais clara e ajuda a conferir se cada parte da análise está correta antes de avançar.

Dica: para deixar seus prompts ainda mais completos, você pode incluir critérios de saída, como “explique em tópicos”, “gere uma tabela com as colunas Aluno e Média final” ou “considere média aritmética simples das quatro provas”. Isso ajuda a IA a entregar respostas mais padronizadas e reduz a chance de interpretações diferentes.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigada!