Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Resolução

Algoritmo para cálculo do pedido

Início

Definir os preços dos produtos:

hamburguer ← 12
batata ← 7
refrigerante ← 5

Receber a quantidade de cada item:

qtdHamburguer ← valor informado pelo usuário
qtdBatata ← valor informado pelo usuário
qtdRefrigerante ← valor informado pelo usuário

Calcular o valor de cada item:

totalHamburguer ← qtdHamburguer × hamburguer
totalBatata ← qtdBatata × batata
totalRefrigerante ← qtdRefrigerante × refrigerante

Calcular o valor total do pedido:

totalPedido ← totalHamburguer + totalBatata + totalRefrigerante

Exibir o resultado:

Mostrar: "O valor total do pedido é R$ ", totalPedido

Fim

Fluxograma criado IA

2 respostas
solução!

Oi, Gilmar, como vai?

O seu algoritmo está correto e o fluxograma complementa muito bem a solução em linguagem natural. A separação visual entre as etapas, com o uso de formas e cores diferentes para cada tipo de bloco, deixa o fluxo fácil de acompanhar e demonstra um bom entendimento de como representar um algoritmo graficamente.

Uma dica interessante seria pensar em como o sistema se comportaria caso o usuário informasse uma quantidade zero para todos os itens. Nesse caso, o total seria R$ 0,00 e poderia ser válido exibir uma mensagem como "Nenhum item foi pedido" antes de encerrar o fluxo. Não é uma exigência do exercício, mas é o tipo de detalhe que torna um sistema mais robusto.

Parabéns pela entrega e obrigado por compartilhar tanto o algoritmo quanto o fluxograma.

Continue trazendo suas soluções por aqui, o fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Pra ser sincero estou buscando ajuda em pesquisas para poder entender melhor. Tenho grande desejo de aprender e desde já estou aberto para sempre estar recebendo novas dicas e alinhamento para oferecer uma melhor entrega. Obrigado!