1
resposta

[Projeto] RELATÓRIO DE VENDAS

Eu preciso de ajuda !!!

Preciso criar um relatório de meta que leve em consideração o mesmo período do ano passado. Eu consegui fazer o seguinte: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Só que 01-01-2023 caiu num Domingo e 01-01-2024 caiu numa segunda. Como domingo é um dia mais fraco, eu acabo projetando uma meta alta na segunda. A meta_diaria eu consigo multiplicando a meta_mensal pelo peso. E o peso eu consigo dividindo o dia pelo total de vendas no mes.

Eu preciso criar um relatório de projeção de venda mas estou perdido. Alguém me ajude por favor. Não precisa ser nesse modelo.

1 resposta

Oi

Beleza?

Vc pode fazer o seguinte:

  1. Calcula a média de vendas pra cada dia da semana do ano passado. Tipo, soma todas as segundas, divide pelo número de segundas, e assim por diante.

  2. Cria um fator de ajuste pra cada dia da semana dividindo a média de vendas de cada dia pela média do mês todo. Isso te dá um número que reflete como cada dia se comporta.

  3. Aplica esse fator ao dia correspondente do ano atual. Se a média de vendas de uma segunda-feira do ano passado foi 1000 e o fator é 0.9, a meta ajustada pra segunda-feira desse ano seria 1000 * 0.9 = 900.

  4. Usa essas metas ajustadas pra fazer o relatório de projeção de vendas.

Só lembra que isso parte do pressuposto de que as mudanças nas vendas são mais por causa do dia da semana do que por outros fatores. Boa sorte aí nos estudos, e espero que essa ideia ajude a deixar a projeção mais na real!