A) Autoavaliação dos Papéis
PAI/MÃE: 9
Procuro estar presente, apoiar, orientar e fortalecer os vínculos familiares, valorizando o diálogo e o respeito.
FILHO(A): 8
Mantenho o respeito, a gratidão e o cuidado com minha família, buscando honrar os valores que recebi.
CRUSH: 8
Valorizo a parceria, o companheirismo, o diálogo e a construção de uma relação baseada no respeito e na confiança.
MOTORISTA: 9
Sou cuidadosa, responsável e procuro respeitar as leis de trânsito e os demais condutores.
ESTUDANTE: 10
Acredito na aprendizagem contínua. Estou sempre buscando novos conhecimentos, participando de cursos, capacitações e atualizações profissionais.
VIZINHO: 8
Procuro manter uma convivência harmoniosa, respeitosa e colaborativa com as pessoas ao meu redor.
PROFISSIONAL: 10
Atuo com comprometimento, ética, responsabilidade e dedicação, buscando gerar resultados e contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das organizações.
LÍDER: 10
Tenho facilidade para orientar equipes, desenvolver pessoas, promover a colaboração e inspirar ações voltadas para objetivos comuns.
B) Feedback de Pessoas da Minha Convivência
Pessoa 1: Colega de Trabalho
Característica positiva:
Comprometimento e capacidade de liderança. Está sempre disposta a ajudar e buscar soluções para os desafios.
Ponto a melhorar:
Aprender a delegar mais tarefas e não assumir tantas responsabilidades sozinha.
Pessoa 2: Familiar
Característica positiva:
É uma pessoa dedicada à família, carinhosa e sempre preocupada com o bem-estar de todos.
Ponto a melhorar:
Reservar mais tempo para descanso e autocuidado, evitando excesso de compromissos.
Reflexão Final
Este exercício me permitiu perceber que desempenho diferentes papéis em minha vida de forma bastante positiva, mas também identifiquei oportunidades de crescimento. Os feedbacks recebidos reforçaram minhas qualidades relacionadas à liderança, ao comprometimento e ao cuidado com as pessoas, ao mesmo tempo em que mostraram a importância de equilibrar responsabilidades com momentos de autocuidado. O autoconhecimento é um processo contínuo que contribui para meu desenvolvimento pessoal e profissional.