Como essas tecnologias têm impactado sua rotina, seus estudos ou seu trabalho?
A tecnologia está presente em todos os campos da minha vida.
No que diz respeito ao trabalho e aos estudos, ela facilita o acesso a informações, simplifica a comunicação e, principalmente, acelera a conclusão de tarefas, aumentando significativamente a minha produtividade.
Ela está presente também nos meus momentos de lazer, já que meus principais hobbies são: jogar videogame (o que só é possível graças ao avanço tecnológico) e ler (embora nada se compare à experiência de ter um livro na mão, a possibilidade de carregar uma biblioteca inteira em um único dispositivo ou aplicativo é surreal).
Algo que eu considero como um impacto negativo é a dependência tecnológica e, consequentemente, a perda da concentração. Não me refiro só à dependência de ter o celular, mas à dificuldade de me desligar e focar em uma única coisa.
Você consegue identificar situações em que o uso de software envolveu criatividade ?
- Criação de uma postagem nas redes sociais: editar uma foto ou vídeo, escolher música e filtros;
- Organização do meus estudos por meio aplicativos de mapas mentais: transformar um texto sem graça em algo visualmente bonito e agradável;