Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Redefinição do Desafio

Depois da fase de imersão, onde coletei várias informações e observações, chegou o momento de organizar tudo o que foi descoberto.
Eu começaria colocando todas as anotações no FigJam, para visualizar melhor as ideias e perceber os pontos mais importantes. Em seguida, faria a categorização dessas informações, separando por temas como negócios, soluções tecnológicas e infraestrutura.

Essa organização ajuda muito a enxergar quais problemas são realmente prioritários.
Depois disso, eu aplicaria a técnica dos cinco porquês, para entender a fundo a causa de cada problema e não ficar só na superfície. Com as causas mais claras, eu montaria a Árvore de Problemas, colocando o problema principal como o tronco, as causas como as raízes e as consequências como os galhos. Essa visualização facilita enxergar o que precisa ser resolvido primeiro e como cada parte se conecta.
Assim, consigo chegar em um problema central, que é o que realmente precisa ser resolvido primeiro.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Olá, Kevellyn, como vai?

Seu processo está muito bem estruturado e demonstra uma compreensão clara das etapas do Design Thinking, especialmente na transição entre a imersão e a definição do desafio. Utilizar o FigJam para organizar as informações é uma ótima escolha, pois facilita a visualização e promove conexões entre os insights obtidos.

A combinação da categorização por temas e da técnica dos cinco porquês mostra uma boa estratégia para transformar observações amplas em problemas específicos. Além disso, o uso da Árvore de Problemas é um recurso bastante visual e eficiente para entender as relações entre causas e consequências.

Continue explorando essas abordagens e compartilhando suas reflexões. O fórum está à disposição para acompanhar sua evolução e trocar ideias sobre seus próximos passos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!