Se faz necessário ser um bom explorador para descobrirmos os problemas que os clientes estão tendo, e conhecer bem as ferramentas disponíveis torna esse processo menos dificultoso. Conhecer bem as metodologias de design thinking que podem ser aplicadas a situação facilitará caso o cliente não saiba apontar diretamente o problema. Para isso teríamos de usar algumas abordagens para encontrar os possíveis problemas. Uma abordagem interessante de se fazer isso seria por meio de Pesquisas quantitativas em que poderia ser feito um questionário ou uma entrevista com os clientes por analisar o nível de satisfação com o serviço. Outro meio seriam as Pesquisas qualitativas envolvendo estatísticas como métricas. A abordagem da Observação parece ser um método interessante justamente por observar a dinâmica do estabelecimento, possibilitando enxergar o que o cliente não vê. Entretanto a Empatia nos permite ter a experiência real do cliente por nos colocarmos no lugar dele e ver quais são as dificuldades que ele encontrou ao tentar utilizar o serviço. Sobre as abordagens que falei brevemente aqui acho que todas se fazem realmente importantes no processo de descoberta para compreender o cliente.