1
resposta

[Projeto] Python: Crie sua primeira aplicação: Hora da prática: a função print()

A função print() desempenha um papel fundamental para imprimir texto e variáveis no console ou em outro local de saída. Ao longo das diferentes versões do Python, a sintaxe e os recursos dessa função evoluíram, oferecendo diversas maneiras de formatar e exibir mensagens.

Para praticar essa função, criamos a seguir uma lista de atividades (não obrigatórias) focada em prática para melhorar ainda mais sua experiência de aprendizagem.

#1 - Imprima a frase: Python na Escola de Programação da Alura.

print('\nPython na Escola de Programação da Alura\n')

#2 - Imprima a frase: Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos em que nome e idade precisam ser valores armazenados em variáveis.
nome = 'Adriano'
idade = '23'

print(f'Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos\n')

#3 - Imprima a palavra: ‘ALURA’ de modo que cada letra fique em uma linha, como mostrado a seguir:
print("""

░█████╗░
██╔══██╗
███████║
██╔══██║
██║░░██║
╚═╝░░╚═╝

██╗░░░░░
██║░░░░░
██║░░░░░
██║░░░░░
███████╗
╚══════╝

██╗░░░██╗
██║░░░██║
██║░░░██║
██║░░░██║
╚██████╔╝
░╚═════╝░

██████╗░
██╔══██╗
██████╔╝
██╔══██╗
██║░░██║
╚═╝░░╚═╝

░█████╗░
██╔══██╗
███████║
██╔══██║
██║░░██║
╚═╝░░╚═╝
      \n""")

#4 - Imprima a frase: O valor arredondado de pi é: {pi_arredondado} em que o valor de pi precisa ser armazenado em uma variável e arredondado para apenas duas casas decimais. 
pi = 3.14159

pi_arredondado = round (pi,2)

print(f'O valor arredondado de pi é: {pi_arredondado}')

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Adriano! Como vai?

As letras da Alura ficaram lindas demais, parabéns! Continue resolvendo os desafios e compartilhando com a comunidade.

Observei que você explorou o uso de f-strings para exibir variáveis de forma legível, utilizou muito bem o print() com quebras de linha para criar saídas visuais mais bonitas e ainda compreendeu a importância do round() para apresentar números com precisão e clareza.

Permaneça postando as suas soluções, com certeza isso ajudará outros estudantes e tem grande relevância para o fórum.

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!