1
resposta

[Projeto] [Proposta de Atividade] 04 Mão na massa: desenvolvendo competências por meio de objetivos

Desenvolvendo um plano de ação SMART.

1. Excel Específico: Quero ser capaz de criar e analisar gráficos e tabelas dinâmicas no Excel para melhorar a apresentação dos dados. Mensurável: Conseguir elaborar pelo menos 3 gráficos e 2 tabelas dinâmicas em projetos acadêmicos ou pessoais. Atingível: Você dedicará 3 horas por semana para aprender e praticar no Excel, utilizando tutoriais online e exercícios. Relevante: Esta habilidade é essencial para minha formação em Engenharia da Produção, onde a análise de dados é crucial. Temporal: Quero alcançar esse objetivo em 3 meses, realizar um projeto final que demonstre o que aprendi.
  2. Inglês Específico: Quero melhorar minha fluência em inglês para poder participar de discussões em aulas e ler artigos técnicos. Mensurável: Pretendo completar um curso online de inglês que abrange 12 módulos e ter conversas semanais com falantes nativos por meio de intercâmbios online. Atingível: Dedicar 4 horas por semana para estudar e praticar, utilizando aplicativos de idiomas e vídeos. Relevante: A fluência em inglês é fundamental para acessar recursos e literatura da área de Engenharia da Produção. Temporal: Planejo concluir o curso em 6 meses e realizar uma apresentação em inglês em 7 meses.
  3. Poder BI Específico: Quero aprender a usar o Power BI para criar dashboards interativos que visualizem dados de projetos. Mensurável: Crie pelo menos 2 dashboards completos utilizando dados fictícios ou de projetos reais. Atingível: Vou me dedicar 2 horas por semana a tutoriais e práticas no Power BI. Relevante: Essa competência é importante para minha formação, já que a visualização de dados é uma habilidade valorizada no mercado de trabalho. Temporal: Quero ter os dashboards prontos em 4 meses.
  4. Programação Específico: Quero aprender a programar em Python para automatizar tarefas e análise de dados. Mensurável: Conclua um curso introdutório de Python com exercícios práticos, além de desenvolver um pequeno projeto pessoal. Atingível: Dedicar 3 horas por semana ao curso e à prática de programação. Relevante: Programação é uma habilidade valiosa na Engenharia da Produção, especialmente para análise de dados e automação. Temporal: Pretendo concluir o curso em 5 meses e ter meu projeto finalizado até o final do semestre.
1 resposta

Olá Caio!

Parece que você já está no caminho certo ao desenvolver um plano de ação SMART para suas metas de aprendizado em Excel, Inglês, Power BI e Programação. Cada uma das suas metas está bem estruturada e segue os princípios SMART que são fundamentais para garantir que você tenha um plano claro e executável.

Bons estudos!