2
respostas

[Projeto] PROPÓSTA

Boa tarde!

Sem dúvida! uma gestão ágil é primordial, Porém o equilíbrio de uma liderança é fundamental, através do exemplo, da visão estratégica, focado no sentido de grupo e com inteligência emocional; outro aspecto importante é a padronização de processos, com ele é possível entregar um resultado de excelência agregando qualidade e satisfação da equipe.

2 respostas

Olá, Lamartine! Tudo bem?

Percebo que você já tem uma boa compreensão sobre a importância da gestão ágil e da liderança equilibrada. Concordo plenamente com você, a padronização de processos e a inteligência emocional são fatores cruciais para o sucesso de um time.

No contexto da agilidade, a liderança deve ser capaz de exemplificar e promover uma mentalidade ágil, o que inclui habilidades como paciência, resiliência, flexibilidade, adaptabilidade, criatividade e abertura para ouvir. Essas habilidades permitem que a equipe se adapte rapidamente às mudanças, aprenda com os erros e melhore continuamente.

Por exemplo, a resiliência e a adaptabilidade permitem que a equipe se recupere rapidamente de contratempos e se ajuste às novas circunstâncias. A criatividade permite que a equipe encontre soluções inovadoras para os desafios. E a abertura para ouvir garante que todas as vozes sejam ouvidas e que a equipe possa aprender e crescer juntas.

Portanto, enquanto a padronização de processos pode ajudar a garantir a qualidade e a consistência, é importante equilibrá-la com a flexibilidade e a adaptabilidade para permitir a inovação e a melhoria contínua.

Bons estudos!

Realmente quando mais a equipe tiver capacidade de se resolver sem ficar dependendo da benção do lider para executar suas responsabilidades, mais rápido eles conseguirão avançar com suas entregas.

O que eu entendi do curso até agora é que existe um processo até atingir a maturidade necessária para isto.

Um colaborador que receber determinado nível de autonomia sem estar com sua visão de negocio alinhada com a da empresa, pode tomar ótimas decisões que serviriam para outra empresa mas não para a empresa atual, e no final da contas o lider vai responder por esta decisão errada.

Não sei se estou certo, mas eu hoje sempre "protejo" minha equipe em frente a outros departamentos ou em frente a Diretoria, dizendo que quem errou foi a equipe nunca uma pessoa. Mas quando eu digo que a equipe errou eu estou absorvendo para todos uma má decisão de uma unica pessoal ( o que não é um problema por si só).

O problema na minha opinião é seguir o conselho dado durante o curso do qual a Bia usou de estratégia. Bia saiu da posição de decisora deixando que seu liderados escolhessem caminhos a seguir mesmo sabendo que alguns deles eram errados, com a idéia de que eles aprenderiam e amadureceriam com os erros.

Deixar propositalmente que um erro aconteça para que uma pessoa tenha um crescimento, eu não acho ideal no ambiente corporativo. Digo isto porque no meu entendimento, que está a frente da equipe deve ser alguém mais experiente justamente para que esta pessoa use sua experiencia para orientar os mais novos a não cair em siladas já conhecidas.

Gosto muito do exemplo dos lobos.

Os mais velhos vão na frente dizendo o caminho aprendido por sua experiencia. Os mais jovens os seguem de perto para aprender de sua sabedoria. Os mais fortes vão atrás para proteger os novos e os mais velhos de ataques. E o Lider um pouco mais distante observa a todos, a fim de que ninguem se perca do caminho que a alcateia está seguindo e observando se existe algum perigo oculto ao redor ou se aproximando.

Neste exemplo, o lider deixa os mais velhos ditarem o caminho, mas eles constantemente observa e coloca sua alcateia na direção. Deixar que um jovem se afaste propositalmente do caminho certo para que aprenda, pode colocar sua vida em risco, ou até mesmo a integridade dos outros, caso a formação seja desfeita para tentar o resgatar.

Um pouco viajado, mas eu acho que o espaço é pra trocar umas ideias né?! kkkk :)

Até...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software