1
resposta

[Projeto] Prompt TAG para identificar meu estilo de aprendizado

Seguindo a estrutura TAG, elaborei o seguinte prompt para o ChatGPT:

Tarefa: Faça-me dez perguntas-chave de múltipla escolha para identificar meu estilo de aprendizado.

Ação: Eu quero entender como identificar meu estilo e preferência de aprendizado para que a IA me ajude a otimizar o meu estudo e o da minha equipe.

Objetivo: Esta identificação é para melhorar meu processo de aprendizado e escolher as melhores formas de aprender.

Resultado:

Após responder às perguntas do questionário, o ChatGPT analisou minhas respostas e me indicou que eu tenho um estilo de aprendizado predominantemente prático (cinestésico) e visual.

Prompt RISE para selecionar estratégias de aprendizado
Com o meu estilo de aprendizado identificado, utilizei o Prompt RISE para obter estratégias personalizadas para a minha equipe de atendentes.

Papel (R): Imagine que você é um coordenador pedagógico focado em otimização de aprendizado.

Entrada (I): Eu descobri que meu estilo de aprendizado é uma mistura de aprendizagem prática (cinestésica) com aprendizagem visual.

Passo a passo (S): Forneça duas estratégias de aprendizado para estes estilos, passo a passo, incluindo sugestões de ferramentas.

Expectativa (E): Preciso otimizar meu processo de aprendizado para aplicar com minha equipe de atendentes no trabalho.

Resultado:

O ChatGPT me forneceu duas estratégias detalhadas, que se conectam perfeitamente com as necessidades da minha equipe de atendentes:

Estratégia 1: Simulação de Cenários com Mapas Mentais

Mapeamento Visual: Inicie um treinamento criando um mapa mental colaborativo, usando uma ferramenta como Miro ou FigJam, para mapear o fluxo de atendimento de um cliente. Use cores e ícones para cada etapa, tornando o processo fácil de visualizar.

Encenação Prática: Divida a equipe em duplas. Uma pessoa atua como atendente e a outra como cliente, encenando diferentes situações. Use o mapa mental como um guia visual durante a prática.

Análise e Feedback: Grave as simulações para que a equipe possa se assistir, analisando o que deu certo e o que pode ser melhorado. A visualização da própria performance é uma forma poderosa de aprendizado.

Estratégia 2: Criação de um Manual de Bolso Interativo

Vídeos Práticos: Em vez de um manual de texto, crie vídeos curtos e objetivos (de 2 a 3 minutos) demonstrando a resolução de problemas comuns (ex: "Como resolver um problema de faturamento").

Flashcards Visuais: Utilize flashcards digitais no Anki ou Quizlet para reforçar a memorização. De um lado, coloque uma imagem ou diagrama de uma tela do sistema; do outro, adicione os passos para a ação.

Sessões de Resumo: Conclua o treinamento com uma breve sessão prática onde cada membro da equipe deve "ensinar" um tópico para o grupo. Eles podem usar a tela compartilhada para demonstrar o conhecimento na prática.

1 resposta

Olá, Guilherme, tudo bem?

Estou gostando de ver! Fico feliz em ver que você está se dedicando a personalizar sua rotina de estudos com o ChatGPT!

A estrutura que você criou para o Prompt TAG está bem alinhada com o que foi ensinado na aula, e você conseguiu identificar seu estilo de aprendizado como prático (cinestésico) e visual. Continue assim!

Se você quiser continuar aprimorando suas estratégias, uma dica adicional é tentar incorporar elementos de gamificação, como desafios ou competições amigáveis, para tornar o aprendizado ainda mais envolvente. Além disso, sempre que possível, busque feedback da sua equipe sobre o que está funcionando bem e o que pode ser ajustado.

Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!