1
resposta

[Projeto] Prompt de conclusão

Quero montar um PC gamer com foco em custo-benefício, com o objetivo principal de rodar Dark Souls (estabilidade gráfica) e Valorant (alto FPS e baixa latência).

Meu orçamento total é de aproximadamente 5mil reais.
Por favor, forneça uma configuração detalhada contendo:

Lista de peças sugeridas: (Processador, Placa de Vídeo, Placa-mãe, Memória RAM, Armazenamento e Fonte), priorizando peças com melhor equilíbrio de preço e desempenho para os jogos citados.

Justificativa técnica: Explique brevemente por que escolheu esses componentes (ex: por que esse processador é suficiente para Valorant, que é CPU-bound).

Caminho de upgrade: Diga quais peças eu poderia trocar futuramente caso eu queira aumentar o desempenho daqui a 2 anos.

Dica de economia: Indique se, para esse orçamento, vale mais a pena montar do zero ou comprar um PC pré-montado (prebuilt) e onde devo ter cuidado ao escolher.

Considere que o mercado brasileiro de hardware possui preços específicos; foque em componentes facilmente encontrados em lojas como Kabum, Terabyte ou Pichau."

1 resposta

Oi, Ingrid, como vai?

O prompt foi construído com muita precisão e demonstra um bom domínio da técnica de conclusão. Ao antecipar o formato da resposta esperada, você conduz o modelo a entregar algo estruturado e útil, em vez de uma resposta genérica. Isso é exatamente o que a técnica propõe.

Um ponto que vale destacar como dica: quando o contexto do prompt é muito específico, como nesse caso com jogos e orçamento definidos, incluir uma frase inicial que "começa" a resposta pode guiar ainda mais o modelo. Por exemplo, iniciar com algo como "Para rodar Dark Souls com estabilidade e Valorant com alto FPS dentro de R$5.000, a configuração mais equilibrada seria..." tende a ancorar a resposta em um tom mais técnico e direto desde a primeira linha.

Parabéns pelo exercício e obrigado por compartilhar.

Continue trazendo suas entregas por aqui, o fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!