1
resposta

[Projeto] Prompt conclusão para o chat gpt

pergunta
como escolher um tomate maduro
Para escolher um tomate maduro e saboroso, use alguns sentidos simples:

1. Cor ��
    Prefira tomates com cor uniforme (vermelho vivo, ou a cor típica da variedade). Evite manchas verdes ou muito pálidas.

2. Toque
    Aperte levemente: ele deve estar firme, mas ceder um pouco.

Muito duro → ainda está verde
Muito mole → pode estar passado

1. Cheiro
    Cheire a parte do cabinho. Um tomate maduro tem aroma suave e adocicado. Se não tiver cheiro, provavelmente está sem sabor.

2. Peso
    Escolha os mais pesados para o tamanho — geralmente são mais suculentos.

3. Casca
    Deve estar lisa, sem rachaduras, amassados ou manchas escuras.

conclusão
Na hora** de escolher um tomate para molho eu..
Na hora de escolher um tomate para salada eu ...
Para molho, escolha tomates mais maduros, pesados e carnudos, com cheiro forte e menos água. O tipo italiano costuma funcionar muito bem.
Para salada, escolha tomates firmes, crocantes e bem coloridos, sem estar moles demais, para manter a textura ao cortar.

1 resposta

Oi, Samyrle! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Interessante a forma como você estruturou o prompt utilizando a técnica de conclusão. Você organizou bem as informações sobre cor, toque, cheiro, peso e casca, deixando a resposta clara e objetiva.

A continuação das frases abertas, como "Na hora de escolher um tomate para molho eu..." e "Na hora de escolher um tomate para salada eu...", ajuda bastante ao modelo gerar respostas mais direcionadas ao contexto. Esse recurso de completar frases é uma das formas mais elegantes de guiar a IA.

Uma dica para os próximos projetos é incluir também um papel para a IA no início do prompt, por exemplo, "Você é um cozinheiro experiente com foco em culinária brasileira". Isso ajuda o modelo a adaptar o tom, o vocabulário e a profundidade da resposta de acordo com o perfil desejado.

Continue praticando essa construção de prompts com situações do dia a dia, pois esse tipo de exercício desenvolve um olhar muito mais crítico sobre como o ChatGPT interpreta e responde às suas instruções.

Conte sempre com o apoio do Fórum na sua jornada. Bons estudos e abraços!

Que outros contextos do cotidiano você pensa em usar para praticar a técnica de conclusão em seus próximos prompts?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!