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[Projeto] Projeto Sorteador de Números

Ao terminar o projeto sorteador de números pude perceber alguns pontos de melhoria:

  1. Evitar que o usuário possa sortear com campos vazios fazendo com que a mensagem final exibida um texto sem complemento;
  2. O botão de reiniciar estava dando erro porque estava modificando mesmo que o usuário não tenha inserido valores e ao mesmo tempo clicava em sortear, isso fazia com que o botão reiniciar fosse ativado o que era incorreto;
  3. O botão de reiniciar após ser ativado uma vez, não era ativado quando realmente seria o caso;
  4. O botão reiniciar estava limpando os campos ainda que estivesse desabilitado.

A resolução mais simples que usei foi fazer verificações pontuais em áreas do código que tratavam da interação e da resposta. Caso queiram ver o código com as devidas correções: https://github.com/saramariasantosdev/projeto-sorteador-numeros-javascript.git

Caso tenha outra sugestão, é bem-vinda!

1 resposta

Oi, Sara! Como vai?

Agradeço por compartilhar seu código com a comunidade Alura.

Achei muito interessante como você identificou os pontos de melhoria no seu projeto e resolveu com verificações pontuais. Essa atenção ao comportamento dos botões, principalmente o de reiniciar, mostra um ótimo cuidado com a experiência do usuário.

Uma dica interessante para o futuro é usar o método isNaN() para validar se um valor inserido é realmente um número antes de realizar qualquer operação. Veja este exemplo:


let valor = prompt("Digite um número:");
if (isNaN(valor)) {
  alert("Por favor, digite um número válido.");
} else {
  console.log("Número digitado:", valor);
}

Esse código verifica se o que foi digitado nao é um número e exibe um alerta caso necessário.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!