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[Projeto] Projeto Pong no Scratch.

Projeto finalizado.

Projeto feito no Scratch para o curso-pong.

Bugs: As vezes a bola fica presa na raquete dependendo do ângulo em que elas se encontram e a bola parece se rebater entre a raquete e a zona de marcação de pontos o que resulta em múltiplos pontos sendo marcados. Acontece mais comumente quando a bola toca a borda e a raquete oponente ao mesmo tempo no topo da tela. Fiz alguns ajustes nas posições e tamanhos das raquetes além do tamanho da bola e isso parece ter minimizado a ocorrência, mas não consegui eliminar completamente.

Link do projeto: https://scratch.mit.edu/projects/744238551

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Oi Hélton, tudo bem?

Obrigado pela paciência em aguardar uma resposta.

Fico feliz que tenha se empenhado em tentar minimizar os problemas relatados utilizando a lógica de programação como sua aliada nesse processo. Além disso analisei seu código e queria te parabenizar por ter conseguido por em prática tudo que o instrutor apresentou.

Seguem algumas dicas que podem ajudar a reduzir ainda mais os problemas enfrentados por você.

  • De acordo com o instrutor é importante centralizar a bolinha para evitar bugs, portanto, na aba fantasia verifique se está centralizada nos eixos “x” e “y”.

Captura de tela colorida do jogo Pong no Scratch mostrando a bolinha centralizada nos eixos “x” e “y”.

  • Em seguida, com o ator selecionado vá na aba de códigos e altere a posição da bolinha no eixo “y” para -50.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando, quando a bandeira verde que inicia o jogo for clicada, sempre mova doze passos, mude posição y da bolinha para posição y -50, se tocar na borda, volte. O valor 50 está destacado em vermelho.

  • Ainda no ator bolinha, remova o bloco “aponte para a direção * (-1)”. Para acrescentarmos outros blocos, essa é uma das formas de resolver o bug da pontuação infinita e do travamento da bolinha.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando o bloco aponte para a direção vezes menos abre parênteses menos um fecha parênteses sendo retirado. O aponte para direção direção vezes menos um está destacado em vermelho.

  • Remova também o bloco verde com o operador “ou” e substitua pelo bloco “tocando em raquete 2”.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando, quando a bandeira verde que inicia o jogo for clicada, sempre, se tocando em raquete 2 então, volte. O bloco, se tocando em Raquete2 ? então, está destacado em vermelho.

  • Acrescente o bloco “aponte para a direção”, o bloco “número aleatório entre” e coloque os números -30 e -125. Essa opção terá um resultado semelhante ao do professor quando ele coloca o bloco direção * -1, a diferença é que, a bolinha a partir de agora voltará para uma direção aleatória resolvendo o bug da pontuação duplicada e da bolinha ficar presa na raquete.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando quando a bandeira verde que inicia o jogo for clicada, sempre, se tocando em raquete 2 então, acrescente aponte para a direção e número aleatório entre -30 e -125, este bloco está destacado em vermelho.

  • Repita o item 5 no código da Raquete, alterando os ângulos para 30 e 125.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando quando a bandeira verde que inicia o jogo for clicada, sempre, tocando em raquete2 então, aponte para a direção, número aleatório entre -30 e -125, toque o som acertar bolinha, se, tocando em raquete então, aponte para direção, número aleatório entre 30 e 125, toque o sim acertar bolinha, volte. O segundo bloco está destacado em vermelho.

  • No ator bolinha altere posição x para -224, assim a contagem dos pontos será mais precisa. Depois, acrescente o bloco “aponte para a direção” e então acrescente o bloco “número aleatório entre” 30 e 125. Repita o processo para a contagem dos pontos da Raquete 2, aponte para a direção, número aleatório entre - 30 e -125.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando o código de pontuação, acrescentando o bloco aponte para a direção e o bloco número aleatório entre 30 e 125 e o bloco número aleatório -30 e -125. Os valores -224 e 224 estão destacados em vermelho, bem como, os blocos aponte para a direção, número aleatório entre 30 e 125 e aponte para a direção, número aleatório entre -30 e -125, também.

Espero ter ajudado. Caso tenha outras dúvidas, estarei à disposição.

Sucesso e bons estudos!

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