Planejamento geral: o perfil está começando, então o foco é apresentar o perfil de uma clínica de fonoaudiologia de uma pessoa próxima. A ideia é manter a interação dos seguidores e captar novas pessoas.
Publicações da semana
Segunda-feira: Dica sobre fala e como identificar se é preciso buscar um fono
Objetivo: Oferecer um conselho prático para iniciar a semana.
Conteúdo: Começar a semana com um carrossel sobre o tema “Quando uma criança precisa de um fonoaudiólogo?” e explicando de forma breve e assertiva quando os pais devem buscar atendimento e no último card deixar os contatos.
Exemplo:
Capa: Meu filho precisa de um precisa de um fonoaudiólogo? Identifique os sinais!
Card de conteúdo 1: Atrasos no desenvolvimento da fala
“Se a criança de 2 anos ainda não fala ou fala muito pouco, pode ser um sinal de alerta.
Card de conteúdo 2: Problemas na voz
Texto: Rouquidão ou cansaço ao falar que duram mais de 15 dias.
Terça-feira: Pergunte ao fonoaudiólogo
Objetivo: Abrir espaço para interação e responder a dúvidas comuns.
Conteúdo: Nos Stories do Instagram, use a caixa de perguntas para que as pessoas enviem suas dúvidas sobre dicção, gagueira, rouquidão, ou desenvolvimento da fala por exemplo. A ideia é que a profissional possa se apresentar por vídeo e sanar dúvidas rápidas.
Exemplo: "Dúvidas sobre a fala do seu filho? Mande sua pergunta!"
Quarta-feira: Depoimento de atendimentos
Objetivo: Criar uma conexão emocional com a audiência, mostrando resultados reais.
Conteúdo: Com autorização, compartilhar a história de sucesso de um paciente. Utilizando um print de um comentário feito pelo Instagram ou nas avaliações do Google Empresas ou ainda, um vídeo de um paciente (ocultando o rosto da criança talvez gravando de costas) conseguindo falar melhor.
*Exemplo de Reels: *
"A alegria da Maria ao conseguir pronunciar o 'R' pela primeira vez! Pequenas conquistas, grandes transformações".
Exemplo de print:
Texto da avaliação: "Profissionais incríveis e dedicados. Meu filho tinha muita dificuldade com alguns sons, mas em poucos meses, ele já está falando de forma muito mais clara. Sou eternamente grata pelo trabalho de vocês!"
"Histórias como a da mãe do Lucas nos enchem de orgulho! Agradecemos a confiança em nosso trabalho. Quer saber como podemos ajudar o seu filho? Clique no link da bio!"
Quinta-feira: Falar sobre especialidades da área
Objetivo: Educar o público sobre as diferentes áreas da fonoaudiologia e os serviços da sua clínica.
Conteúdo: Publicar um post ou um Reels apresentando uma das áreas da fonodiologia (como motricidade orofacial, disfagia, ou audiologia). Explicando o que é, quem precisa desse tipo de tratamento e quais os benefícios.
Exemplo: "O que é a audiologia e como ela pode melhorar a sua qualidade de vida".
Sexta-feira: Chamada para ação (CTA)
Objetivo: Direcionar o público para agendar uma consulta.
Conteúdo: Um post em que é usada uma uma foto profissional da clínica ou da equipe e inclua uma mensagem clara e convidativa na legenda.
Exemplo: "Não espere para cuidar da sua comunicação. Agende sua consulta e comece a sua jornada de transformação. Clique no link da bio!".
Sábado e Domingo: Conteúdo leve
Por serem dias com menos interações, decidi optar por algo mais leve.
Objetivo: Manter a presença de forma descontraída, sem exigir engajamento pesado.
Conteúdo: Compartilhe uma frase motivacional sobre comunicação e a importância da fala no desenvolvimento infantil. A legenda deve ser curta e simples.
Exemplo: "Sua voz é a sua identidade. Cuide dela.", "A comunicação é a ponte entre as pessoas.", "O som mais bonito é o da sua voz."