1
resposta

[Projeto] Projeto - Planejamento de conteúdo

Planejamento geral: o perfil está começando, então o foco é apresentar o perfil de uma clínica de fonoaudiologia de uma pessoa próxima. A ideia é manter a interação dos seguidores e captar novas pessoas.

Publicações da semana

Segunda-feira: Dica sobre fala e como identificar se é preciso buscar um fono

Objetivo: Oferecer um conselho prático para iniciar a semana.

Conteúdo: Começar a semana com um carrossel sobre o tema “Quando uma criança precisa de um fonoaudiólogo?” e explicando de forma breve e assertiva quando os pais devem buscar atendimento e no último card deixar os contatos.

Exemplo:

Capa: Meu filho precisa de um precisa de um fonoaudiólogo? Identifique os sinais!

Card de conteúdo 1: Atrasos no desenvolvimento da fala

“Se a criança de 2 anos ainda não fala ou fala muito pouco, pode ser um sinal de alerta.

Card de conteúdo 2: Problemas na voz

Texto: Rouquidão ou cansaço ao falar que duram mais de 15 dias.

Terça-feira: Pergunte ao fonoaudiólogo

Objetivo: Abrir espaço para interação e responder a dúvidas comuns.

Conteúdo: Nos Stories do Instagram, use a caixa de perguntas para que as pessoas enviem suas dúvidas sobre dicção, gagueira, rouquidão, ou desenvolvimento da fala por exemplo. A ideia é que a profissional possa se apresentar por vídeo e sanar dúvidas rápidas.

Exemplo: "Dúvidas sobre a fala do seu filho? Mande sua pergunta!"

Quarta-feira: Depoimento de atendimentos

Objetivo: Criar uma conexão emocional com a audiência, mostrando resultados reais.

Conteúdo: Com autorização, compartilhar a história de sucesso de um paciente. Utilizando um print de um comentário feito pelo Instagram ou nas avaliações do Google Empresas ou ainda, um vídeo de um paciente (ocultando o rosto da criança talvez gravando de costas) conseguindo falar melhor.

*Exemplo de Reels: *

"A alegria da Maria ao conseguir pronunciar o 'R' pela primeira vez! Pequenas conquistas, grandes transformações".

Exemplo de print:

Texto da avaliação: "Profissionais incríveis e dedicados. Meu filho tinha muita dificuldade com alguns sons, mas em poucos meses, ele já está falando de forma muito mais clara. Sou eternamente grata pelo trabalho de vocês!"

"Histórias como a da mãe do Lucas nos enchem de orgulho! Agradecemos a confiança em nosso trabalho. Quer saber como podemos ajudar o seu filho? Clique no link da bio!"

Quinta-feira: Falar sobre especialidades da área

Objetivo: Educar o público sobre as diferentes áreas da fonoaudiologia e os serviços da sua clínica.

Conteúdo: Publicar um post ou um Reels apresentando uma das áreas da fonodiologia (como motricidade orofacial, disfagia, ou audiologia). Explicando o que é, quem precisa desse tipo de tratamento e quais os benefícios.

Exemplo: "O que é a audiologia e como ela pode melhorar a sua qualidade de vida".

Sexta-feira: Chamada para ação (CTA)

Objetivo: Direcionar o público para agendar uma consulta.

Conteúdo: Um post em que é usada uma uma foto profissional da clínica ou da equipe e inclua uma mensagem clara e convidativa na legenda.

Exemplo: "Não espere para cuidar da sua comunicação. Agende sua consulta e comece a sua jornada de transformação. Clique no link da bio!".

Sábado e Domingo: Conteúdo leve

Por serem dias com menos interações, decidi optar por algo mais leve.

Objetivo: Manter a presença de forma descontraída, sem exigir engajamento pesado.

Conteúdo: Compartilhe uma frase motivacional sobre comunicação e a importância da fala no desenvolvimento infantil. A legenda deve ser curta e simples.

Exemplo: "Sua voz é a sua identidade. Cuide dela.", "A comunicação é a ponte entre as pessoas.", "O som mais bonito é o da sua voz."

1 resposta

Oi, Pedro! Como vai?

Gostei muito da forma como você organizou o planejamento, deixando claro o objetivo de cada dia e relacionando com um tipo de conteúdo. Isso ajuda bastante a manter a consistência e também dá clareza para quem vai executar as publicações.

Continue firme nos estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!