Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia Felipe! Tudo bem com você?
Obrigada por compartilhar sua resolução com a comunidade Alura. Seu código está correto. Sobre a imagem que você compartilhou com o código, não sei qual ferramenta você usou, mas particularmente eu utilizo algumas e podem te ajudar em algum momento também:
Falando sobre o seu código, uma forma de otimizar a leitura dos inputs é utilizando a função map. Isso reduz repetições e torna o código mais enxuto. Seu código atual está assim:
atividade_a = int(input("Informe os dias para a atividade A"))
atividade_b = int(input("Informe os dias para a atividade B"))
atividade_c = int(input("Informe os dias para a atividade C"))
Com o uso de map, você pode escrever:
atividade_a, atividade_b, atividade_c = map(int, [
input("Informe os dias para a atividade A: "),
input("Informe os dias para a atividade B: "),
input("Informe os dias para a atividade C: ")
])
A função map serve para aplicar uma função a cada item de uma sequência. No exemplo acima, ela está aplicando a função int() para converter cada entrada de texto em número inteiro. Assim, você evita escrever o int() várias vezes manualmente para cada input. Essa abordagem facilita ajustes futuros porque, se você quiser mudar o tipo de conversão (por exemplo, de int para float) ou modificar o modo como os dados são lidos, basta alterar isso em um único lugar. Além disso, o código fica mais compacto e fácil de manter se a quantidade de inputs crescer.
Estou utilizando a extensão Polacode-2022 para VSCode.
Gostei muito de saber da possibilidade de map() , muito obrigado!