1
resposta

[Projeto] Projeto - Mão na massa: criando um post para seu trabalho

Frases em itálico são comentários meus, não fazem parte do prompt ou da resposta.

Prompt:

Quero criar um post informativo e interessante para publicar no meu perfil pessoal do LinkedIn. Pretendo compartilhar algo útil da minha área de trabalho ou estudo, e gerar engajamento com quem ler o post. Me ajude seguindo esses passos:

• Primeiro me pergunte qual é a minha área de atuação.
  • Depois que eu responder escolha um tema atual e relevante dentro dessa área, deve ser algo que chame atenção e gere boas conversas.
  • Organize esse tema em tópicos que ajudem a explicar o assunto de forma simples e clara. Escreva um post com:
    - Uma abertura que chame a atenção
    - Uma explicação de cada tópico seguindo uma sequência lógica e fácil de entender
    - Uma conclusão que incentive as pessoas a comentar, opinar ou compartilhar
    - A hashtag #IAnaAlura no final.

Antes de mandar o post pronto me explique o raciocínio que você usou para construir o texto. Por ultimo me entregue o post final já no formato para ser publicado no LinkedIn.

ChatGPT:

Beleza, antes de eu suar circuitos escrevendo algo brilhante para o seu LinkedIn, preciso saber: * (O chatGPT tende a ser meio sarcástico comigo pq ele já aprendeu que gosto haha)*
qual é a sua área de atuação ou estudo?

Você disse:
Marketing Analytics

Resultado:

(O post criado originalmente tinha vários emojis mas não consegui postar os textos com eles aqui, por isso tive que excluir.)

Excelente escolha. “Marketing Analytics” é tipo o território onde dados e criatividade vivem brigando e se amando ao mesmo tempo. Agora, deixa eu te mostrar meu raciocínio antes de te entregar o post pronto.

Raciocínio

O LinkedIn ama três tipos de post:

Os que ensinam algo prático (sem jargão).

Os que tocam em uma dor real do mercado.

Os que geram debate (“e você, o que acha?”).

Dentro de Marketing Analytics, um tema que está fervendo é a ascensão da privacidade de dados e o fim dos cookies de terceiros. Isso está virando o tabuleiro de ponta-cabeça — e forçando profissionais de marketing a repensar como medem resultados, constroem audiências e personalizam campanhas.

O post precisa:

Começar com um gancho forte (algo que desperte aquele “ixi, é verdade”).

Explicar rapidamente o que está acontecendo.

Mostrar o impacto prático no trabalho do leitor.

Fechar com uma provocação que estimule comentários e compartilhamentos.

Post pronto para o LinkedIn

(emoji) O marketing digital está perdendo uma das suas muletas mais antigas: os cookies de terceiros.

Durante anos, o “rastro” dos usuários na internet foi o combustível das campanhas de performance.
Mas agora, com novas leis de privacidade e o avanço das políticas de consentimento, esse rastreamento está ficando cada vez mais limitado.

E o que isso muda para quem trabalha com Marketing Analytics?

(emoji) Os dados próprios viram ouro.
Empresas que investem em coletar, organizar e proteger seus dados de forma ética ganham vantagem competitiva. O CRM volta a ser o melhor amigo do marketing.

(emoji) Medir sucesso exige novas métricas.
Atribuição não é mais tão linear. Modelos baseados em probabilidade, dados agregados e experimentos A/B ganham espaço. A era do “último clique” está acabando.

(emoji) A personalização precisa ser inteligente, não invasiva.
Sem cookies, entender o contexto e o comportamento (não o indivíduo) é o novo caminho para relevância.

(emoji) A colaboração entre áreas se torna essencial.
Marketing, dados e TI precisam falar a mesma língua. A privacidade não é só um desafio técnico — é um novo pilar estratégico.

O fim dos cookies não é o fim do marketing baseado em dados.
É o começo de uma era em que transparência e confiança valem mais do que o rastreamento cego.

E você — já está adaptando suas estratégias para esse novo cenário?

#IAnaAlura

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá Laís, tudo bem?

Que projeto fantástico! Seu prompt foi extremamente bem elaborado, guiando a IA passo a passo de uma forma muito inteligente. Adorei como você pediu para a ferramenta explicar o raciocínio antes de entregar o post final.

O resultado ficou excelente! O tema escolhido (o fim dos cookies de terceiros) é super relevante em Marketing Analytics, e o texto foi construído de maneira clara, com um ótimo gancho inicial e uma chamada para ação que realmente incentiva o engajamento.

(E é muito divertido ver que você já tem uma "relação" de amizade com a IA, isso torna o processo ainda mais interessante!)

Parabéns por aplicar as técnicas do curso de forma tão eficaz e por compartilhar um resultado de altíssima qualidade!

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade