Projeto J.A.R.V.I.S. - Como Criei um Assistente Virtual do Zero que Conversa e Executa Tarefas
Olá galera Dev!
Hoje quero compartilhar com a comunidade as últimas atualizações do meu projeto pessoal, que tem sido uma grande aventura no mundo da programação: meu assistente virtual, J.A.R.V.I.S., inspirado no assistente do Homem de Ferro. Sempre tive o sonho de criar um assistente que interagisse comigo e me auxiliasse no dia a dia. Após muito estudo em desenvolvimento de software e programação, através de cursos, bootcamps e certificações, tive o insight de iniciar esse projeto. Combinando a API Google Gemini com um aplicativo Python que realiza reconhecimento de voz, texto para fala (text-to-speech) e fala para texto (speech-to-text), estou finalmente trazendo esse sonho à realidade.
O que é o J.A.R.V.I.S.?
O J.A.R.V.I.S. (Just A Rather Very Intelligent System) é um assistente virtual desenvolvido em Python, que combina diversas bibliotecas nativas e de terceiros para realizar tarefas automatizadas através de comandos de voz. A interface gráfica foi criada usando tkinter, e as funcionalidades incluem desde a abertura de aplicativos até a realização de buscas na web e a transcrição de textos.
Três exemplos do J.A.R.V.I.S. em funcionamento (Desligado / Falando com Usuário / Recebendo Comandos) O assistente fica em modo de espera fazendo a captura de audio até que o usuário diga a palavra JARVIS, quando é dita o assistente retorna uma das sete resposta que adicionei para deixa-lo mais dinâmico, e depois aguarda que o usuário diga o qual dos comandos abaixo deseja que ele execute.
Funcionalidades do J.A.R.V.I.S.
O J.A.R.V.I.S. é capaz de realizar uma série de comandos através de voz, que foram implementados para tornar o assistente mais interativo e útil no dia a dia. Abaixo, apresento todas as funcionalidades atribuidas ao meu assitente até o momento, vou criando e adiconando mais complexidade a medida que vou tendo insights, tornando-o mais completo: Pesquisar na Web: Pesquisar na Web: Ao dizer "Jarvis, pesquisar...", o assistente faz uma busca no Google utilizando a API Generative AI do Google com o que foi dito após a palavra pesquisar. Também criei um parâmetro no qual quando não é dito nada após a palavra pesquisar o assitente retorna uma pergunta perguntando o que eu desejo pesquisar. Descrição: Realiza uma busca no Google sobre o termo solicitado e retorna uma resposta discursiva.
Consultar Previsão do Tempo: Comando de voz: "Previsão do tempo em [cidade]" Descrição: Fornece a previsão do tempo para o dia seguinte na cidade informada.
Abrir Navegador: Comando de voz: "Abrir navegador" Descrição: Abre o navegador padrão do sistema.
Abrir Calculadora: Comando de voz: "Abrir calculadora" Descrição: Abre a calculadora do sistema.
Abrir Paint: Comando de voz: "Abrir Paint" Descrição: Abre o Microsoft Paint.
Abrir Bloco de Notas: Comando de voz: "Abrir bloco de notas" Descrição: Abre o Bloco de Notas do sistema.
Abrir Excel: Comando de voz: "Abrir Excel" Descrição: Abre o Microsoft Excel.
Abrir Word: Comando de voz: "Abrir Word" Descrição: Abre o Microsoft Word.
Abrir CMD: Comando de voz: "Abrir CMD" Descrição: Abre o Prompt de Comando do Windows.
Consertar Internet: Comando de voz: "Consertar internet" Descrição: Inicia o solucionador de problemas de rede do Windows.
Consultar Horário: Comando de voz: "Que horas são" Descrição: Informa o horário atual.
Consultar Data: Comando de voz: "Que dia é hoje" Descrição: Informa a data atual.
Transcrever Texto: Comando de voz: "Transcrever" Descrição: Converte um comando de voz em texto e salva em um arquivo no desktop.
Desligar Sistema: Comando de voz: "Desligar sistema" Descrição: Finaliza a execução do J.A.R.V.I.S. e encerra o programa.
Conclusão
Esse projeto começou sem grandes pretensões, mas tem se tornado uma plataforma para testar e implementar novas funcionalidades à medida que avanço em minha jornada de aprendizado. Quem sabe, um dia, eu consiga ter um J.A.R.V.I.S. tão poderoso quanto o do Homem de Ferro!
Segue o link do repositório onde está todo o código deste projeto para ser clonado e utilizado por você para aprimora-lo e adpata-lo ao seu dia a dia: https://github.com/Carlos-CGS/Projeto_J.A.R.V.I.S./tree/main
"Vamos Disseminar os Conhecimentos e Transbordar tudo o que Aprendemos!" Para acompanhar meu trabalho, sigam minhas redes sociais, onde posto conteúdos semanais: LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/carlos-cgs/ GitHub: https://github.com/Carlos-CGS