2
respostas

eu realizei as perguntas para o fortal e depois sugeri de maneira simples um restaurante italiano na aclimação que precisa aumentar vendas... o que ele me trouxe:

1- segmentar meus clientes, entender a persona que frequenta o local, levantandp perfil e caracteristicas

2- estratégias de personalização: personalizar minha comunicação por segmento ex: perfil do cliente e o que posso fazer. entao: perfil de trabalhadores do bairro (menu de segunda a sexta), familia (desconto prato kids), delivery (combos)

3- previsoes por compprtamento: criar uma base de dados com colunas de data, nome, cliente, canal de consumo, valor gasto e frequencia. Com isso analisar os padrões de dias com menor movimento, segmento que gastam mais, canais de uso e combos que mais saem.

Dentro disso, insights como criação de planinha de crm para ajustar tudo isso, montagem de textos personalzados e sugestao de estratégias para aumentar o ticket medio.

Fiz certo o projeto??

2 respostas

Oi, João Pedro! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

É isso mesmo! Gostei da sua abordagem ao conectar os insights da IA com ações práticas para o restaurante. Você conseguiu aplicar bem as orientações do agente, como segmentar os clientes e propor estratégias com base nos perfis identificados. Isso mostra que você entendeu o objetivo da atividade.

Continue assim! Sua forma de pensar em soluções reais é um ótimo caminho para aplicar IA no marketing.

Uma dica: experimente montar um modelo simples no Excel ou Google Sheets com os dados que citou. Isso ajuda a visualizar melhor os padrões e facilita testes com segmentações e ofertas.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá João,

fico feliz que você já esteja testando na prática os aprendizados do curso!

Pelo que você descreveu, parece que você está no caminho certo com o seu projeto. Embora o exercício original fosse sobre o Fortal Fora de Rota, você aplicou as diretrizes a um restaurante, o que mostra que você está entendendo como a IA pode ser aplicada em diferentes contextos. Isso é exatamente o que o exercício propõe: ampliar o escopo e testar em diferentes cenários.

No curso, criamos o Agente com a base de dados do Fortal, com indicadores, conteúdo e as personas desse negócio. Então uma sugestão para personalizar ainda mais as necessidades para o restaurante italiano, ou algum outro negócio que você queira acelerar, seria você ajustar os direcionamentos do Agente com as informações desse negócio. Assim o Agente será personalizado e potencializado para o que você está trabalhando!

Espero ter ajudado e bons estudos!