let X=300;
let Y=150;
let Dia=30;
let raio= Dia/2;
let movimentoX=5;
let movimentoY=5;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
Bolinha();
Movimento();
Bordas();
}
function Bolinha(){
circle(X,Y,Dia,raio);
}
Bolinha();
function Movimento(){
X = X+movimentoX;
Y=Y+movimentoY;
}
Movimento();
function Bordas(){
if (X + raio > width || X < 0) {
movimentoX *= -1
}
if(Y + raio > height || Y < 0){
movimentoY *= -1
}
}
Bordas();
Durante a recriação da lógica do código me veio uma dúvida. Por que devo declarar duas variáveis que no caso são "movimentoX" e "movimentoY" para depois soma-las com outras duas variáveis "X" e "Y" com o objetivo de quando elas tocarem as margens inverterem a sua direção, ao invés de atribui-las diretamente no "X" e "Y".