1
resposta

[Projeto] Projeto finalizado - GKS Bank!

Prezados,

Espero que todos estejam bem!

Gostaria apenas compartilhar meu projeto, e citar o quão importante o mesmo foi para o meu aprendizado.

De início me debati bastante até conseguir, de fato, planejar e colocar a mão na massa, porém, graças as explicações expostas no curso e a busca externa por documentações relacionadas principalmente a Condicionais e Laços de repetições, consegui dar andamento na resolução do exercício e finalizar o mesmo.

Segue abaixo o código do GKS Bank:

import java.util.Scanner;

public class Main {

public static void main(String[] args) {
        Scanner leitura = new Scanner(System.in);

System.out.println("""
                ============================================
                Bem-vindo ao GKS Bank! 
                """);

String nomeCliente = "DIOGO GUILHERME";
        String tipoConta = "CORRENTE";
        int numAgencia = 123456;
        int numConta = 321123;
        int digVerificador = 1;
        double saldoConta = 5000.99;

System.out.println("Dados do cliente:");
        System.out.println("\nNome do Cliente: " + nomeCliente);
        System.out.println("Tipo de Conta: " + tipoConta);
        System.out.println("Agência: " + numAgencia);
        System.out.println("Conta: " + numConta + "-" + digVerificador);
        System.out.println("Saldo atual: R$ " + saldoConta);
        System.out.println("\n============================================");

int opcao = 0;
        String menuOpcao = """
                \nMenu de Opções:

1 - Meu Saldo
                2 - Realizar Transferência
                3 - Realizar Depósito
                4 - Sair

Digite uma das opções para continuar:""";

while (opcao < 4) {
            System.out.println(menuOpcao);
            int digiOpcao = leitura.nextInt();

if(digiOpcao == 1){
                System.out.println("********************************************");
                System.out.println("O saldo atual disponível é: R$ " + saldoConta);
                System.out.println("********************************************");
            }

if (digiOpcao == 2){
                System.out.println("Qual valor deseja transferir?");
                double valor = leitura.nextDouble();
                if (valor > saldoConta){
                    System.out.println("**********************************************************************");
                    System.out.println("O valor disponível em conta não é suficiente para efetuar a transação.");
                    System.out.println("**********************************************************************");
                } else {
                    saldoConta -= valor;
                    System.out.println("Valor transferido com sucesso!! Seu novo saldo é de R$ " + saldoConta);
                }
            } else if (digiOpcao == 3) {
                System.out.println("Qual valor deseja depositar?");
                double valor = leitura.nextDouble();
                saldoConta += valor;
                System.out.println("*********************************************************************");
                System.out.println("Deposito realiado com sucesso! Seu novo saldo é de R$ " + saldoConta);
                System.out.println("*********************************************************************");
            }

if (digiOpcao == 4){
                System.out.println("Até mais!");
                break;
            } else if (digiOpcao > 4){
                System.out.println("A opção digitada é inválida. Por favor, tente novamente!");
            }
        }
    }
}

Agradeço a atenção!

1 resposta

Olá Diogo!

Parabéns pelo seu projeto finalizado, o GKS Bank! É muito bom ver o seu empenho e dedicação no aprendizado de Java. Tenho certeza de que esse projeto foi uma ótima oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos no curso.

Gostei bastante da estrutura do seu código. Você utilizou uma classe principal, o Main, e fez uso de condicionais e laços de repetição para criar um menu interativo para o usuário. Isso é muito interessante e mostra como você está progredindo em sua jornada como desenvolvedor Java.

Além disso, a forma como você organizou as informações do cliente e as exibiu de forma clara e objetiva é muito boa. Isso facilita a compreensão do programa e torna a experiência do usuário mais agradável.

Uma sugestão que posso dar é a de adicionar tratamento de erros para evitar que o programa quebre caso o usuário digite um valor inválido. Você pode utilizar estruturas de controle para verificar se o valor digitado está dentro das opções válidas e exibir uma mensagem de erro caso contrário. Isso deixará o seu programa ainda mais robusto.

Continue praticando e explorando novos conceitos do Java. Com o tempo e a prática, tenho certeza de que você se tornará um desenvolvedor ainda mais habilidoso.

Bons estudos!