Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Projeto Final Concluído: Dashboard de Vendas & Aluguéis com Streamlit e Deploy

Oi, pessoal da comunidade e instrutores da Alura!

Quero compartilhar com vocês o resultado do meu projeto final — e também um pouco da jornada até aqui. Foi uma experiência que juntou o que vimos nos cursos com a prática na imersão de dados em Python e resultados de projetos anteriores. O resultado é um dashboard para análise de vendas e aluguéis, construído com Pandas, Pydantic v2 e Streamlit.

O desafio:

Tudo começou com um script simples que rodava no Colab. O grande aprendizado veio quando decidi transformar esse código em uma aplicação real, organizada e pronta para rodar na web.

Principais aprendizados

• Modularização: sair do script único e dividir em módulos (data_loader.py, analytics.py, dashboard.py...) mudou completamente a clareza e manutenção do projeto. O código ficou muito mais limpo e fácil de entender.

• Git & GitHub: passei pelos erros de pull, branches divergentes e aprendi mais resolvendo na prática do que na teoria.

• Deploy: colocar a aplicação no ar ! Ver a aplicação funcionando online, através de um link, é uma sensação fantástica! O processo com o Streamlit Cloud foi surpreendentemente direto depois que a estrutura do projeto e o requirements.txt estavam corretos.

Resultado final

Aplicação no ar: https://vendasalugueisinsights-v3.streamlit.app/

Repositório: https://github.com/YuriArduino/Vendas_Alugueis_Insights

Quero agradecer aos instrutores da formação de Python para Data Science. Esse projeto me mostrou na prática o quanto dá para aplicar os aprendizados do curso em algo concreto.

Se alguém estiver passando pelo processo de modularização ou tentando fazer o primeiro deploy e quiser trocar ideia, estou à disposição!

Abraços!

2 respostas
solução!

Oi Yuri, tudo bem?

Muito legal ver o quanto você avançou no seu projeto final e como conseguiu aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso. Criar um dashboard de vendas e aluguéis com Streamlit, além de fazer o deploy, é um grande feito!

A modularização é realmente um divisor de águas quando se trata de manter o código limpo e organizado. E a experiência prática com Git & GitHub é essencial para qualquer desenvolvedor. Parabéns por superar esses desafios!

E o fato de você estar disposto a ajudar é fantástico!

Espero que continue explorando e aprendendo cada vez mais.

Abraços e parabéns novamente pelo projeto!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi Monalisa, tudo bem!

Muito obrigado pelo apoio! Fico feliz demais em ver esse avanço reconhecido. A jornada é desafiadora, mas gratificante, e o suporte da comunidade Alura faz toda diferença.

Abraços!