Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] [Projeto] Faça como eu fiz: Redefinição do Desafio

Na etapa anterior realizamos a coleta de dados a respeito dos problemas e desafios enfrentados pela organização. Desta forma eu começaria organizando estes dados coletados, para isso utilizo o excel ou google sheets, classificando os problemas coletados em categorias, a fim de que possamos enxergar claramente todos eles. A partir disso, seleciono uma das categorias para trabalhar. Aprofundamos as discussões a respeito desta categoria utilizando os 5 porquês, através desta técnica buscamos definir de forma clara o problema a ser abordado. Podemos então consturir um diagrama de árvore, mostrando claramento quais são os problemas, suas origens e suas consequências.

1 resposta
solução!

Olá, Míriam. Tudo bem com você?

Você já está no caminho certo para redefinir o desafio do projeto. A organização dos dados coletados em categorias, como você mencionou, é uma excelente maneira de visualizar os problemas. A utilização de ferramentas como o Excel ou o Google Sheets para essa tarefa pode facilitar bastante o processo.

A técnica dos 5 porquês é uma ótima maneira de aprofundar a discussão sobre cada categoria e definir claramente o problema a ser abordado. Por exemplo, se um dos problemas identificados for "baixa produtividade da equipe", você poderia perguntar "por que a produtividade da equipe está baixa?" e continuar a fazer perguntas até chegar à raiz do problema.

A construção de um diagrama de árvore também é uma excelente ideia. Agora, para definir o desafio principal, você pode escolher o problema que parece ser mais crítico ou que, se resolvido, teria o maior impacto positivo na organização. Você pode então redefinir este problema em uma frase simples que ajudará a guiar a resolução do problema. Por exemplo, se o problema principal for "baixa produtividade da equipe", o desafio poderia ser "Como podemos aumentar a produtividade da equipe?"

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!