Black November

ATÉ 50% OFF

TÁ ACABANDO!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

[Projeto] Projeto do Desafio Criando o dashboard dos dados de histórico

Meu projeto ficou muito semelhante a planilha de resolução, desenvolvi a seguinte planilha:
Projeto desenvolvido por mim
Resultado do Gabarito
A única diferença maior foi a questão dos relógios de vendas por categoria, o usado no gabarito utiliza uma porcentagem absoluta ou seja em relaciona o total de vendas, contando como decorrido o total de meses/anos(todo o período), podemos ver no exemplo a seguir:
Exemplo da questão dos relógios
Como se pode ver a soma dos relógios totaliza 45%, ou seja ele leva em consideração que em 2021 se teve o equivalente a 45% de todas as vendas já realizadas, contando as vendas de 2022 e 2021 como valor total. No meu projeto os relógios dizem respeito a uma porcentagem relativa ou seja apenas ao período que está sendo filtrado, ou seja o percentual é analisado apenas para o mês(ou ano) selecionado no filtro, como podemos ver na mesma situação acima mas agora no meu projeto temos outra resposta:
Mesmo exemplo aplicado a meu projeto
Vemos que para o mesmo período agora temos outra resposta, o valor agora totaliza 100%, pois realizei uma análise relativa, as categorias são comparadas com o valor total do período filtrado e não mais com o período total.
Fora esse detalhe as demais análises ficaram idênticas com exceção dos detalhes visuais e design.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Ei! Tudo bem, André?

Seu projeto ficou muito bom! E essa diferença que você destacou na parte dos “relógios” não está errada, é apenas uma escolha de análise. Os dois raciocínios são válidos. A escolha depende do que você quer destacar no dashboard.

O mais importante é que:
✔️ sua lógica faz sentido,
✔️ o comportamento dos gráficos está coerente com o cálculo,
✔️ o resto do dashboard ficou alinhado com o esperado.

Parabéns pela entrega! Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!