Ao realizar esse mapa mental, eu mesma tinha dúvidas em qual área eu gostaria de seguir depois da minha graduação, e com ele eu consegui chegar em pontos bem específicos, onde eu pude escolher qual é o melhor e onde eu me encaixo.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Ao realizar esse mapa mental, eu mesma tinha dúvidas em qual área eu gostaria de seguir depois da minha graduação, e com ele eu consegui chegar em pontos bem específicos, onde eu pude escolher qual é o melhor e onde eu me encaixo.
Oii, Nathália.
Que ótimo que o mapa mental te ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre a área a seguir após a graduação. Pelo que você compartilhou, parece que você fez um excelente trabalho comparando bioinformática e biotecnologia.
Para a atividade "Faça como eu fiz: mapa mental para comparação", você já seguiu bem as diretrizes, abordando definições, características, vantagens e desvantagens, além de aplicações práticas e diferenças e semelhanças entre os temas.
Aqui estão algumas sugestões para garantir que você atenda a todos os pontos solicitados:
Definições: Certifique-se de que as definições de bioinformática e biotecnologia estão claras e concisas. Parece que você já fez isso bem.
Características principais: Você listou a integração de dados e o uso de ferramentas de software para bioinformática, e a aplicação de técnicas de engenharia genética para biotecnologia. Isso está bem alinhado com o que foi pedido.
Vantagens e desvantagens: Você mencionou aspectos como a aceleração da pesquisa e os desafios éticos, o que é ótimo. Tente expandir um pouco mais, se necessário, para cobrir todos os ângulos.
Aplicações práticas: As aplicações práticas estão bem detalhadas, como a análise de sequências genéticas e o desenvolvimento de medicamentos.
Diferenças e semelhanças: Você destacou bem as diferenças no foco e nas ferramentas utilizadas, além das semelhanças em termos de interdisciplinaridade e impacto.
Se precisar de mais ideias ou quiser expandir algum ponto, uma ferramenta de IA pode ajudar a gerar insights adicionais.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Obrigada, eu agradeço muito pela aula e as atividades, me ajudaram a escolher uma área.