1
resposta

[Projeto] [Projeto] Criar um Prompt em que o resultado seja um Post sobre a sua área de Trabalho

Desafio: Para praticar, use as técnicas de engenharia de prompt e crie um prompt com múltiplos passos em que o resultado final seja um post sobre algum assunto específico da sua área de trabalho ou estudo. Esse post deve ter o formato adequado para ser publicado no seu LinkedIn pessoal e utilizar a hashtag #IAnaAlura.

Prompt:
Chat, você é um professor de Ciência de Dados, com uma didática clara, acolhedora e bem explicativa. Com base nisso, monte um post adequado para ser publicado no meu Linkedin pessoal. Utilize as regras abaixo:

Passo 1: escreva um post compartilhando aprendizados pessoais, com o tema central “Meu caminho de aprendizado em IA Generativa”

Passo 2: Estruture o conteúdo em:

• Introdução: no qual eu apresento o tema e o motivo de estar falando sobre ele
  • Desenvolvimento: liste 2 ou 3 pontos principais, explicando o que é IA Generativa, por que ela é relevante para dados e como o curso do Santander Open Academy em conjunto com a Alura está me ajudando a entender com mais profundidade esse tema através do curso IA: explorando o potencial da inteligência artificial generativa.
  • Conclusão: reforce a importância do aprendizado e convide para discussão.

Passo 3: adicone a hashtag #IAnaAlura

Regras:

• Utilize uma linguagem humana, didática e acolhedora
  • Fale na primeira pessoa
  • Escreva parágrafos curtos
  • O texto deve ter até 5 mil caracteres

Resposta do ChatGPT:

Meu caminho de aprendizado em IA Generativa

Tenho vivido uma fase de muito aprendizado e reconstrução da minha carreira. E, nesse processo, um tema tem chamado especialmente minha atenção: a Inteligência Artificial Generativa.

Decidi compartilhar um pouco desse caminho porque acredito que aprender em público não só fortalece o conhecimento, mas também abre espaço para trocas que fazem tudo ganhar ainda mais sentido.

Nos últimos meses, venho me aprofundando nesse universo e três pontos têm sido essenciais para a minha evolução:

Primeiro, entender o que é IA Generativa de verdade.
Mais do que um “robô que responde perguntas”, ela é uma tecnologia capaz de criar conteúdos — textos, imagens, códigos — a partir de padrões aprendidos em dados. Isso muda completamente a forma como interagimos com a tecnologia.

Segundo, perceber por que isso é tão relevante para a área de dados.
A IA Generativa não substitui o trabalho analítico — ela potencializa. Saber fazer boas perguntas, interpretar respostas e validar informações se torna ainda mais importante. Ou seja: o papel do profissional de dados fica mais estratégico, não menos.

E terceiro, a importância de aprender com estrutura.
O curso do Santander Open Academy em parceria com a Alura tem sido um divisor de águas para mim. Em especial, o curso “IA: explorando o potencial da inteligência artificial generativa” tem me ajudado a sair do superficial e realmente entender como aplicar esses conceitos na prática.

Mais do que acompanhar uma tendência, eu sinto que estou construindo uma base sólida para o futuro.

E, se tem algo que essa jornada tem me mostrado, é que aprender continuamente não é mais um diferencial — é essencial.

Quero muito ouvir de vocês:
Como a IA Generativa tem impactado a sua área ou seus estudos?

#IAnaAlura

1 resposta

Oi, Taisa! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da forma como você organizou o prompt em múltiplos passos, deixando claro o papel do ChatGPT, o tema do post, a estrutura esperada e as regras de linguagem. Isso ajuda bastante a IA a gerar uma resposta mais alinhada com o objetivo da atividade e com o formato do LinkedIn.

Seu resultado ficou bem coerente, com tom pessoal, parágrafos curtos e uma boa conexão entre IA Generativa, área de dados e aprendizado contínuo. Dica: em próximos prompts, você pode incluir também o público-alvo do post, por exemplo: “escreva para pessoas que estão iniciando na área de dados”, para deixar a comunicação ainda mais direcionada.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!