1
resposta

[Projeto] [PROJETO] Criando tabelas e entendo os tipos de chaves

Segue abaixo os comandos realização para criação de cada tabela:

1ª Tabela - Clientes

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2ª Tabela - Categoria

4ª Tabela - Produtos

Um acontecimento: eu acabei criando uma tabela com nome "TabelaProduto", sem o "s", e não achei legal - ai eu fui lá e alterei (sem usar o ALTER) direto naquele código e cliquei em RUN, achando que ia atualizar - não atualizou - na realidade criou outra tabela. Nesse sentido, fui até a aba em que eu estava fazendo os codigos ALTER e DROP, e fiz o prompt de excluir a tabela de Produto (sem o S), selecionei somente a linha desse comando e cliquei em RUN e ela foi completamente excluída. Ficando assim no histórico, como nos prints, e também o comando mencionado para exclusão:

1 resposta

Oi, Izabel! Como vai?

Agradeço por compartilhar seu código com a comunidade Alura.

Você estruturou bem suas tabelas e organizou as chaves primárias e estrangeiras, isso mostra que você já está entendendo bem a relação entre entidades no banco. Sobre o ocorrido com a tabela TabelaProduto, sua observação está correta: ao rodar novamente um CREATE TABLE com outro nome, o banco não atualiza a tabela existente, ele cria uma nova. E sua solução usando DROP TABLE foi bem aplicada, você conseguiu limpar o ambiente de forma correta.

Uma dica interessante para o futuro é utilizar o comando IF EXISTS ao remover tabelas:

DROP TABLE IF EXISTS tabelaproduto;

Esse comando verifica se a tabela existe antes de tentar excluir, tornando o processo mais seguro e evitando falhas na execução.

Como você faria essa alteração se a tabela já tivesse dados importantes e não pudesse ser excluída? Compartilha aqui!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!