1
resposta

[Projeto] projeto AluGames mais atividades

Código AluGames finalizado.

Atividade 1 e 2

let quantidade = [];
function alterarStatus(id) {
  let gameClicado = document.getElementById(`game-${id}`);
  let imagem = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__img');
  let botao = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__button');

  if (imagem.classList.contains('dashboard__item__img--rented') && confirm('você realmente quer devolver o jogo?')) {
    imagem.classList.remove('dashboard__item__img--rented');
    imagem.classList.add('dashboard__item_img');
    botao.classList.remove('dashboard__item__button--return');
    botao.classList.add('dashboard__item__button');
    botao.textContent = 'Alugar';
    quantidadeAlugado(id);
} else if (confirm('Deseja alugar o jogo?')) {
   imagem.classList.remove('dashboard__item_img');
   imagem.classList.add('dashboard__item__img--rented');
   botao.classList.add('dashboard__item__button--return');
   botao.textContent = 'Devolver';
   quantidadeAlugado(id);
  }
 }
 function quantidadeAlugado(id) {
  let gameClicado = document.getElementById(`game-${id}`);
  let imagem = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__img');

  if (imagem.classList.contains('dashboard__item__img--rented')) { 
  quantidade.push(id)
    console.log(`Jogos alugados: ${quantidade.length}`);
  } else {
 let itemRemover = id;
let indice = quantidade.indexOf(itemRemover);
if (indice !== -1) {
  quantidade.splice(indice, 1);
}
  console.log(`Jogos alugados: ${quantidade.length}`);
  }
 }

atividade 3 (palíndromo);

palíndromo()
function palíndromo() {
    let palavra = prompt('digite uma palavra');
    let reverso = palavra.split('').reverse().join('');
    let eNumero = +reverso
    let numero = isNaN(eNumero);
    if (numero == true && palavra == reverso){
      alert("este texto e um palíndromo");
    } else if(numero == true && palavra !== reverso) {
      alert('este texto não e um palíndromo');
    }  else if (numero == false && palavra == reverso) {
      alert('este número e um palíndromo')
    } else {
      alert('este numero nao e um palíndromo')
    }
}

Atividade 4 (Números em ordem crescente)

crescente()
function crescente() {
let numero = [1, 8, 5, 7];
numero.sort(function (a, b) {
  return a - b;
});
console.log(numero);
}
1 resposta

Oi, Antonio! Como vai?

Seu projeto AluGames está bem estruturado, especialmente no controle de aluguel com uso de classList e manipulação do DOM. Também achei interessante a forma como você organizou os desafios extras, como o verificador de palíndromo e a ordenação de números.

Uma dica interessante para o futuro é usar o método includes() para verificar se um item já existe no array antes de adicioná-lo. Isso pode ajudar a evitar repetições:


let lista = [2, 4, 6];
if (!lista.includes(4)) {
  lista.push(4);
}
console.log(lista);

O código acima verifica se o número 4 já está no array antes de adicioná-lo. Isso evita duplicatas.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!