1
resposta

[Projeto] Projeto

E aí, pessoal! Beleza?

Postando aqui o resultado do meu projeto para a atividade do curso de RPA com Ferramentas No-Code.

A minha ideia foi criar uma solução pra um problema real do meu dia a dia: ter que abrir vários sites de manhã pra ver cotações e notícias. Então, eu criei um "Briefing Matinal" 100% automático!

Para que que serve?
Todo dia, às 8h da manhã, o robô que eu montei no Zapier roda sozinho e me manda um e-mail com as informações mais importantes que eu preciso para começar o dia.

Como funciona o fluxo?
O processo que eu montei no Zapier faz o seguinte:

Passo 1: Ele é iniciado por um gatilho de tempo (Schedule).

Passo 2: Ele busca as cotações do Dólar e do Euro de uma planilha minha no Google Sheets.

Passo 3: Ele busca uma lista com as últimas notícias de outra aba da mesma planilha.

Passo 4: Aqui usei o Formatter by Zapier, que foi uma dica muito legal para organizar o texto das notícias em parágrafos, usando HTML (
).

Passo 5: No final, ele junta todas essas informações e dispara o e-mail final pelo Gmail, já com o corpo do texto formatado em HTML.

A primeira foto é o e-mail que eu recebo todo dia na minha caixa de entrada. A segunda foto é como ficou a estrutura completa da automação lá no Zapier.

Curti demais fazer esse projeto e ver a automação funcionando na prática. Foi um desafio legal conectar tudo e fazer os dados aparecerem certinho no final.

Qualquer feedback dos professores e dos colegas é super bem-vindo!

Valeu!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Luiz! Como vai?

Gostei do seu projeto! Criar um Briefing Matinal automatizado mostra como aplicar RPA para resolver algo real do dia a dia. A forma como você usou o Formatter by Zapier para estruturar o conteúdo em HTML ficou bem interessante.

Continue explorando formas de integrar ferramentas, isso amplia as possibilidades da automação.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!