2
respostas

[Projeto] Programa local de gestão Financeira e Produtos Online

Gostaria de saber o que preciso saber para sanar um problema meu atual.

Quero um programa que eu possa personalizar aos meus critérios de dados para: Financeiro:

• Cadastrar clientes

• Cadastrar cobranças

• Enviar Cobranças, Notas e Recibos Obs.: Hoje tenho uma solução web que faço isso e gero link para o cliente que desejar pagar por boleto clica no link do e-mail e gera o boleto. O cliente recebe um e-mail com os dados da cobrança, opções de pagamento por transferência/depósito e o link que se ele clicar gera o boleto. Só quero gerar o boleto quando for necessário pois o banco cobra boletos gerados e não pagos. Geramos todas as cobranças que são necessárias para o pagamento do cliente e assim economizamos o lançamento mês a mês de clientes recorrentes.

problema 1 Quero fazer um programa que rode localmente com estas estrutura baseado nesta estrutura web e só gerar links online do que realmente for necessário.

problema 2: Hoje preciso entrar no site da prefeitura ou usar o emissor de notas do sebrae para gerar as notas em cada situação (produtos e serviços), gostaria de já utilizar o cadastro do cliente para encurtar este processo, de um lugar só acessar os dois sistemas.

problema 3: Hoje temos sites com produtos e outro com serviços, que para atualizar preços e produtos, precisamos logar em cada painel, gostaria de neste mesmo programa local cadastrar os produtos e serviços que serviriam tanto para ligar facilmente com a cobrança, como com a geração de NFe e ter um botão para atualizar/alimentar os sites.

Tenho soluções online para quase todos os problemas, mas não sei o que estudar para desenvolver algo local, seguro e talvez multi acessível de forma segura.

Já estou com o https://cursos.alura.com.br/inicio-da-programacao-com-front-end-e-back-end-darrow-1653330946754-p369733 em meu dashboard indicado pela Maricy da Alura, mas ele só atende a minha reciclagem e melhoria web.

A mais de 12 anos atrás eu fazia algo com VB, mas não lembro uma linha e creio que hajam soluções mais leves e elegantes hoje em dia.

Obrigado.

2 respostas

Oi Alexandre!

Sim, é possível desenvolver um software seu que rode local ou em algum servidor cloud, como AWS, cobrindo todas as necessidades que você listou, entretanto será um trabalho bastante complexo, principlamente em relação a emissão de notas fiscais.

Você vai precisar estudar frontend, backend e devops, aprendendo diversas tecnologias, ferramentas e frameworks para ser capaz de desenvolver tudo o que mencionou. Isso vai levar um bom tempo, pois precisa estudar e praticar muita coisa para conseguir ter as habilidades necessárias.

Eu particularmente recomendaria que você evitasse desenvolver esse projeto e utilizasse algum serviço de alguma empresa que já faça tudo isso de maneira integrada e mais simples, pois além do grande esforço de desenvolver o software existe também um esforço e custo alto de manutenção. A não ser claro, que você queira fazer isso como um desafio ou como uma ideia de startup :)

Boa tarde Rodrigo, obrigado por seus apontamentos. Confesso que achei que sua resposta "complicou demais" uma solução que "eu imagino ser mais simples".

Vou pesquisar aqui na Alura se há material ou post explicando o Que é Front, Back e Devops e qual diferença de cada. Eu francamente posso até fazer algo de um e de outro (olhando a relação de tipos de cursos da alura), mas de verdade não sei o que são, logo vou me aprofundar nestes termos.

Entendi que são coisas que requerem certos níveis, então preciso achar por onde começar. Na minha cabeça eu iria entender o que "substitui" C# C++ e o Visual Basic, que foi uma coisa que trabalhei por 3 meses e fiz alguns programas para computador. Sei que é preciso ter uma bagagem mais profunda para ser um profissional melhor e é por isso que pouco a pouco estou começando a aprender coisas novas aqui na Alura, ao mesmo tempo que planejando minha reciclagem nas coisas que conheço.

Baseado no que você me disse e no que vou descobrir sobre os 3 pontos principais, vou buscar como fazer a primeira parte.

Um programa para cadastro de clientes, recebíveis e produtos/serviços assim: 1) Crio um programa para ter um cadastro de clientes 2) Aprendo como criar uma base para lançar o controle de pagamentos e recebimentos dos clientes 3) Então criar uma parte para cadastro de produtos / serviços com exportador 4) Depois como exportar isso para um xml, csv ou json 5) Depois quais os caminhos para exportar isso de forma simples para um BD online para os clientes poderem ter um setor de lançamentos e até ligar no app para o cliente ter este acompanhamento 6) Depois como integrar um sistema de NF 7) Depois como integrar um sistema de Boleto do Banco 8) Depois como integrar com um api de uma ferramenta de pagamento 9) Então como ter acesso remoto a este sistema 10) Então quem sabe eu venda este sistema (risos)

Hoje tenho estas soluções separadas e quebras em PHP, Mysql, Excel e programas de terceiros. É um desafio pessoal, mas que pode abrir portas para algo mais robusto. Sei que há soluções no-code e low-code, mas me parece algo limitado para o objetivo final, preciso pesquisar sobre estes termos também pois sei superficialmente.

Por fim soluções prontas não são o caso agora, pois é para o meu negócio e ainda não me recuperei dos últimos 3 anos, então estou em processo de reciclagem e reorganização.

Recebo vários vídeos usar react, pyton, UX e outras coisas para fazer os programas mágicos... mas tudo parece superficial para vender um "treinamento" que só vai colocar o meu pé na água. Quando comecei a informação eras escassa, agora temos muita informação algo cansativo. Este motivo foi a abertura desta mensagem, buscando uma direção, agora tenho que entender certas coisas para achar a direção.

De qualquer forma, obrigado pelo seu tempo, não esperava que o assunto fosse tão complexo.