Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Product backlog

Product Backlog – Plataforma de Aprendizado Online (EduTech)

1. Cadastro e Login de Usuários

Permitir que estudantes e instrutores criem contas e façam login na plataforma.

1. Perfil do Usuário

Possibilitar a edição de informações pessoais, interesses e histórico de aprendizado.

1. Catálogo de Cursos

Disponibilizar cursos organizados por categorias, áreas de conhecimento e níveis de dificuldade.

1. Busca e Filtros

Permitir a pesquisa de cursos utilizando filtros específicos.

1. Compra e Assinatura de Cursos

Integrar meios de pagamento para compra de cursos e planos de assinatura.

1. Acesso ao Conteúdo dos Cursos

Disponibilizar aulas em vídeo, materiais de apoio, exercícios e atividades.

1. Acompanhamento de Progresso

Mostrar o progresso do aluno em cada curso realizado.

1. Avaliações e Questionários

Aplicar testes para medir o aprendizado dos estudantes.

1. Certificados de Conclusão

Gerar certificados para alunos que concluírem os cursos com sucesso.

1. Fórum e Comunidade

Permitir a interação entre alunos e instrutores por meio de fóruns e discussões.

1. Sistema de Avaliação dos Cursos

Possibilitar que os alunos avaliem cursos e compartilhem feedback.

1. Notificações

Enviar avisos sobre novos cursos, atualizações e prazos importantes.

1. Aplicativo Mobile

Disponibilizar a plataforma para dispositivos Android e iOS.

1. Suporte ao Cliente

Oferecer atendimento para dúvidas, problemas técnicos e solicitações.

1. Painel Administrativo

Permitir o gerenciamento de usuários, cursos, pagamentos e relatórios.

Conclusão

Esse Product Backlog reúne as funcionalidades essenciais para o desenvolvimento da plataforma EduTech, garantindo uma boa experiência para estudantes, instrutores e administradores, além de atender aos objetivos de negócio da empresa.

1 resposta

Olá, Lara. Como vai?

Parabéns pela excelente estruturação do seu Product Backlog! Você conseguiu mapear com muita precisão as necessidades e funcionalidades centrais para que uma plataforma de ensino online (EduTech) funcione com sucesso, cobrindo a jornada do aluno, do instrutor e do administrador.

O seu backlog está muito bem listado. Como estamos falando de Scrum e agilidade, vou trazer alguns conceitos técnicos essenciais para complementar o seu exercício e te ajudar a dar os próximos passos na organização desse projeto!

Do Backlog Geral para o Scrum Prático

No Scrum, o Product Backlog é um documento dinâmico e "vivo". Do jeito que ele está estruturado, nós temos uma lista de grandes funcionalidades (que no mundo ágil chamamos de Épicos ou Funcionalidades de Alto Nível).

Para que o time de desenvolvimento consiga puxar esses itens para uma Sprint, o Product Owner (PO) precisa realizar o processo de Refinamento (Refinement). Esse processo consiste em pegar esses itens grandes e quebrá-los em pedaços menores e mais detalhados, conhecidos como Histórias de Usuário (User Stories).

Vamos ver um exemplo prático de como refinar o seu item "Busca e Filtros":

Um desenvolvedor não conseguiria programar toda a busca e todos os filtros em poucos dias se o item estivesse genérico. No refinamento, nós quebramos esse item em pequenas fatias de valor:

• História 1: Como aluno, eu quero buscar cursos digitando palavras-chave na barra de pesquisa para encontrar conteúdos do meu interesse rapidamente.
  • História 2: Como aluno, eu quero filtrar os cursos por categoria (ex: Programação, Design) para refinar meus resultados de busca.
  • História 3: Como aluno, eu quero filtrar os cursos por nível de dificuldade (Iniciante, Intermediário, Avançado) para encontrar aulas adequadas ao meu conhecimento atual.

Priorização e a técnica DEEP

No Scrum, o backlog não deve ser apenas uma lista linear; ele precisa ser priorizado. Os itens mais importantes e que geram valor mais rápido para o negócio devem ficar no topo, com o maior nível de detalhamento possível.

Uma boa prática para gerenciar o seu Product Backlog é seguir o acrônimo DEEP:

• Detailed appropriately (Detalhado apropriadamente): Os itens do topo (próximos de serem feitos) devem ser muito detalhados. Os do fundo (como "Aplicativo Mobile", que pode demorar meses para começar) podem continuar genéricos por enquanto.
  • Estimated (Estimado): O time de desenvolvimento ajuda a estimar o esforço de cada item (usando técnicas como Planning Poker ou Story Points).
  • Emergent (Emergente): O backlog muda. Conforme o projeto avança e os alunos dão feedback, novos itens vão surgir e outros serão deletados.
  • Prioritized (Priorizado): O PO dita a ordem de entrega. Itens como "Cadastro e Login" e "Acesso ao Conteúdo" costumam ir para o topo por serem a base do sistema (MVP - Mínimo Produto Viável).

O seu ponto de partida para a EduTech ficou excelente e muito realista. Essa clareza visual que você trouxe facilita muito o alinhamento com os stakeholders e com o time técnico.

Espero que possa ter lhe ajudado!