Realizei a primeira atividade, eu já havia testado fazer o Hello Word e estou muito ansioso para aprender mais, inclusive já quero entender a definições das classes
Realizei a primeira atividade, eu já havia testado fazer o Hello Word e estou muito ansioso para aprender mais, inclusive já quero entender a definições das classesOlá, Pedro. Como vai?
Parabéns pelo pontapé inicial e por concluir a sua primeira atividade! Ver o código rodar com sucesso no terminal e a mensagem exibida perfeitamente é uma sensação excelente. O IntelliJ IDEA já está configurado certinho, e o seu código está limpo e bem estruturado.
É muito positivo ver o seu entusiasmo para entender o que está acontecendo por trás dos panos. Em Java, a classe é a base de absolutamente tudo. Vamos entender o que cada parte desse seu primeiro código significa:
public class PrimeiraClasse): Imagine a classe como uma planta arquitetônica, um molde ou uma fôrma de bolo. Ela define a estrutura e o comportamento de algo. No Java, todo o seu código precisa estar obrigatoriamente dentro de uma classe. O nome da classe deve ser exatamente igual ao nome do arquivo (como você fez com PrimeiraClasse.java).public static void main): Este é o ponto de partida de qualquer aplicação Java. Quando você clica para rodar o programa, o computador procura exatamente por essa linha para saber por onde começar a executar as instruções. Sem o método main, o programa não consegue ser iniciado sozinho.System.out.println): Esse é o comando que diz ao Java para enviar uma mensagem para a tela (o console). O println significa print line (imprimir linha), ou seja, ele exibe o texto que está entre aspas e pula para a próxima linha.Como você está ansioso para dar os próximos passos, uma excelente prática recomendada agora é começar a explorar as variáveis dentro da sua classe. Em vez de colocar o texto direto no comando de impressão, você pode armazená-lo em uma caixinha de texto chamada String.
Veja como ficaria o seu código atualizado com essa boa prática:
public class PrimeiraClasse {
public static void main(String[] args) {
// Criando uma variável do tipo texto (String) para guardar a mensagem
String mensagemBoasVindas = "Conclui a aula 1 e agora estou mergulhando em Java";
// Exibindo o conteúdo da variável no terminal
System.out.println(mensagemBoasVindas);
}
}
Dessa forma, o seu código fica muito mais dinâmico e preparado para receber alterações futuras. Continue com esse foco e curiosidade, pois o Java é uma linguagem robusta e muito valorizada!
Espero que possa ter lhe ajudado!