Há algum tempo atrás durante em torno de um mês e meio consegui desenvolver uma aplicação de ponta-a-ponta totalmente autoral, já que queria colocar em prática o que eu tinha estudado nos últimos meses. Estou estudando para ser full-stack e acho que qualquer desenvolvedor tem que entender bem sobre interfaces, mas também não precisa saber fazer no figma toda uma interface do zero e depois implementa-lá no código, afinal os UX & UI Designers estão aí para isso.
Então fui fazendo alguns rascunhos no figma e já implementando a interface no código, tirava print da minha interface incompleta e ía rasbicando no figma o que seria legal implementar na interface, foquei muito na simplicidade pois saberia que teria que implementar tudo no código depois, até mesmo as funcionalidades no back-end para deixar a interface funcional.
Então foi assim que elaborei esta interface, pegava várias interfaces e componentes como referência e fui modelando com rascunhos para ver como que ficaria na minha aplicação (pois nem sei criar um botão no figma direito kk). Essa foi a minha primeira interface pensada e desenvolvida totalmente por mim, assim como toda aplicação:
- Desktop-Login-SignIn-Dark
- Desktop-Login-SignUp-Light
- Mobile-Login-SignUp-Dark
- Desktop-Home-Light-Menu-Minimized
- Mobile-Home-Light
- Mobile-Home-Dark
- Desktop-Home-Dark-Menu-Expanded
- Desktop-My-Account-Dark-Menu-Expanded
- Mobile-My-Account-Light
- Mobile-My-Account-Dark
- Desktop-Collection-Light-Menu-Expanded
Já tinha feito um post aqui no fórum da Alura quando terminei o projeto mas não recebi nenhum feedback, o back-end hoje já teria feito totalmente diferente, seguindo o modelo de Domain Driven Design e com TypeScript utilizando NestJs com Fastify ou apenas Fastify puro, mas como também eu não queria que este projeto me tomasse muito tempo, acabei focando totalmente nas funcionalidades no back-end, sem me preocupar muito com infraestrutura ou arquitetura, e também foquei muito na interface front-end em como implementar todo o fluxo de dados, gerenciamento global e a comunicação entre cliente e servidor.