Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Primeira Interface

Há algum tempo atrás durante em torno de um mês e meio consegui desenvolver uma aplicação de ponta-a-ponta totalmente autoral, já que queria colocar em prática o que eu tinha estudado nos últimos meses. Estou estudando para ser full-stack e acho que qualquer desenvolvedor tem que entender bem sobre interfaces, mas também não precisa saber fazer no figma toda uma interface do zero e depois implementa-lá no código, afinal os UX & UI Designers estão aí para isso.

Então fui fazendo alguns rascunhos no figma e já implementando a interface no código, tirava print da minha interface incompleta e ía rasbicando no figma o que seria legal implementar na interface, foquei muito na simplicidade pois saberia que teria que implementar tudo no código depois, até mesmo as funcionalidades no back-end para deixar a interface funcional.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Então foi assim que elaborei esta interface, pegava várias interfaces e componentes como referência e fui modelando com rascunhos para ver como que ficaria na minha aplicação (pois nem sei criar um botão no figma direito kk). Essa foi a minha primeira interface pensada e desenvolvida totalmente por mim, assim como toda aplicação:

Já tinha feito um post aqui no fórum da Alura quando terminei o projeto mas não recebi nenhum feedback, o back-end hoje já teria feito totalmente diferente, seguindo o modelo de Domain Driven Design e com TypeScript utilizando NestJs com Fastify ou apenas Fastify puro, mas como também eu não queria que este projeto me tomasse muito tempo, acabei focando totalmente nas funcionalidades no back-end, sem me preocupar muito com infraestrutura ou arquitetura, e também foquei muito na interface front-end em como implementar todo o fluxo de dados, gerenciamento global e a comunicação entre cliente e servidor.

repo: https://github.com/stardusteight-d4c/armazem

2 respostas
solução!

Gabriel, mano do céu, eu não tenho PALAVRAS pra descrever o quão top ficou o teu projeto, sérião. Eu sempre parti muito do conceito de que devs precisam entender o básico sobre UI Design por conta do envolvimento, até porque eu mesmo já fui programador (antes de me tornar designer), e a maioria dos devs com quem trabalhei acabaram por se interessar muito. Saber usar o Figma é só um plus mesmo, porque a ferramenta em si não é tão importante, mas a maneira como vc conseguiu produzir as páginas e criar algo clean e bonito, ficou muito show, me lembrou muito os sites da Riot Games. E te digo mais, tem muita empresa que busca contratar "UI Engineers", que são front-ends com skill de UI Design. Não sei se chega a ser a tua vibe, mas é uma possibilidade que pode se abrir pra ti. Já vi essa vaga no Nubank, por exemplo.

Caraca, valeu pelo feedback Mateus Villain! Inclusive vi alguns cursos ministrados por você enquanto fui desenvolvendo e me ajudou muito a compreeder certos aspectos de interfaces e de usabilidade, principalmente na parte da consistência visual. E é como você disse, este envolvimento entre outras áreas é o fator fundamental para um boa comunicação do time de desenvolvimento.

Apesar de eu achar UI & UX Design extremamente importantes, não é muito minha vibe, tipo... eu quero saber fazer boas interfaces por conta própria e ter todo esse feeling que UI & UX Designers tem, mas trabalhar ou desenvolver focado totalmente no design não é minha praia.

E sério, fiquei super felizão em receber um feedback desses e de alguém que realmente manja de design de interfaces, abraços!