2
respostas

[Projeto] Praticando a lógica de raciocínio: Do cálculo simples à análise estratégica

Olá, pessoal!
Acompanhando a atividade, resolvi aplicar a técnica de Chain-of-Thought para observar como o modelo estrutura o pensamento lógico. Como venho da área de análise de negócios e Comportamento Humano, acho fascinante ver a IA mimetizando o raciocínio por etapas.
Seguem as minhas resoluções:

1. Problema das Maçãs (Lógica Simples):
    Utilizando o passo a passo, a IA primeiro isola a subtração (23 - 20 = 3) e só depois soma a entrada das novas maçãs (3 + 6 = 9). Esse detalhamento evita que o modelo acabe atropelendo o resultado final, garantindo a precisão.

2. Desafio do Carraristão (Análise de Dados):
    Ao aplicar o comando "explique passo a passo" no cálculo da alíquota, notei que a IA funciona como um suporte de decisão estratégica. Ela primeiro identifica em qual faixa de renda o dado se encaixa e depois aplica a regra tributária.
    Na minha visão como Analista de Negócios, essa técnica é essencial não só para cálculos, mas para auditar a lógica da IA, garantindo que o diagnóstico final seja coerente e livre de "alucinações" do modelo.

Alguém mais está tentando aplicar essa lógica de etapas em cenários reais de RH ou vendas para obter diagnósticos mais profundos?

2 respostas

Oi, Natália. Tudo bem com você?

A observação sobre como a IA isola as operações no problema das maçãs mostra que você entendeu o valor de quebrar o raciocínio em etapas menores. No desafio do Carraristão, usar a técnica para auditar a lógica da IA é uma aplicação inteligente, principalmente quando você precisa garantir que os resultados estejam alinhados com regras de negócio específicas.

Continue explorando essa abordagem em diferentes contextos da sua área. Quanto mais você testar, mais vai identificar situações onde o raciocínio passo a passo faz diferença na qualidade da resposta.

Você pode também testar a técnica em cenários de diagnóstico comportamental ou análise de indicadores de desempenho. Por exemplo, ao analisar quedas de produtividade em equipes, peça para a IA explicar passo a passo quais fatores podem estar contribuindo e como cada um deles impacta o resultado final. Isso ajuda a identificar se a análise está considerando todos os elementos relevantes ou se está pulando etapas importantes.

Obrigado por compartilhar sua experiência e abrir essa discussão com a turma.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Mike! Tudo bem por aqui, e com você?
Obrigada pelo feedback. O objetivo era exatamente esse de testar como o detalhamento evita que a IA cometa erros bobos em regras de negócio.
Achei ótima a sua sugestão de aplicar isso para analisar quedas de produtividade e fatores comportamentais. É uma abordagem que faz muito sentido para a minha área e com certeza vou estruturar um teste nesse formato nos próximos módulos.
Valeu pelo apoio e pelas dicas!