Olá, pessoal!
Acompanhando a atividade, resolvi aplicar a técnica de Chain-of-Thought para observar como o modelo estrutura o pensamento lógico. Como venho da área de análise de negócios e Comportamento Humano, acho fascinante ver a IA mimetizando o raciocínio por etapas.
Seguem as minhas resoluções:
Problema das Maçãs (Lógica Simples):
Utilizando o passo a passo, a IA primeiro isola a subtração (23 - 20 = 3) e só depois soma a entrada das novas maçãs (3 + 6 = 9). Esse detalhamento evita que o modelo acabe atropelendo o resultado final, garantindo a precisão.Desafio do Carraristão (Análise de Dados):
Ao aplicar o comando "explique passo a passo" no cálculo da alíquota, notei que a IA funciona como um suporte de decisão estratégica. Ela primeiro identifica em qual faixa de renda o dado se encaixa e depois aplica a regra tributária.
Na minha visão como Analista de Negócios, essa técnica é essencial não só para cálculos, mas para auditar a lógica da IA, garantindo que o diagnóstico final seja coerente e livre de "alucinações" do modelo.
Alguém mais está tentando aplicar essa lógica de etapas em cenários reais de RH ou vendas para obter diagnósticos mais profundos?