1
resposta

[Projeto] Prática de Arquétipo

Na minha análise me identifiquei com o rebelde, por gostar de questionar e tentar fazer diferente, também sinto um pouco de afinidade com o heroi, pela vontade grande de alcançar meus objetivos e a coragem, ser uma pessoa extrovertida.

1 resposta

Olá, Maria. Como vai?

Identificar-se com os arquétipos do Rebelde e do Herói revela uma marca pessoal com muita força e dinamismo. No Personal Branding, esses arquétipos comunicam uma personalidade que não se contenta com o óbvio e que possui a energia necessária para liderar mudanças.

É muito comum termos um arquétipo dominante e um secundário (ou uma "mistura"). No seu caso, essa combinação é poderosa por alguns motivos técnicos:

• O Rebelde (O Fora da Lei): Este arquétipo não busca apenas "quebrar regras", mas sim o questionamento saudável. No mercado de trabalho, ele é visto como o perfil inovador, aquele que traz a visão de "fora da caixa" e desafia processos obsoletos para encontrar caminhos mais eficientes.
  • O Herói: Complementa o Rebelde ao trazer a disciplina e a coragem. Enquanto o Rebelde questiona, o Herói executa com determinação. Sua extroversão e vontade de alcançar objetivos são características que inspiram confiança na equipe, mostrando que você tem resiliência para superar obstáculos.

Para aplicar isso na prática e fortalecer sua imagem profissional, deixo duas sugestões de boas práticas:

1. Equilíbrio na Comunicação: O Rebelde pode ser visto às vezes como confrontador. Para evitar ruídos, use o lado Herói para mostrar que seus questionamentos têm um objetivo construtivo e que você está disposta a trabalhar duro para implementar as melhorias que sugere.
  2. Identidade Visual e Verbal: Como você se identifica com esses arquétipos, sua comunicação pode ser mais direta, assertiva e vibrante. Em reuniões ou no LinkedIn, destaque não apenas o que você fez, mas como você superou desafios (Herói) e quais ideias inovadoras você propôs (Rebelde).

Entender seus arquétipos é o primeiro passo para garantir que a percepção que as pessoas têm de você esteja alinhada com quem você realmente é. Parabéns pela análise!

Espero que possa ter lhe ajudado!