Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Pong no Scratch

Inicialmente, não estava dando problema algum, mas após finalizar, dei por mim, que a minha raquete tinha parado de movimentar para baixo. Eu já olhei tudo que poderia está errado e não encontrei o erro, já iniciei um novo projeto, mas continua dando o mesmo bug, da raquete não se movimentar para baixo. Acredito eu, que fora isso está correto o restante.

Se alguém puder me ajudar, segue o link. :)

https://scratch.mit.edu/projects/781690046

2 respostas

ajuda?

solução!

Oi, Ralph! Tudo bem?

Desde já, peço desculpas pela demora em obter um retorno.

A nossa raquete não está conseguindo se deslocar para baixo, pois a condição que verifica se a tecla “seta para baixo” foi pressionada encontra-se dentro da outra condição (se a tecla “seta para cima” foi pressionada).

Para que a raquete vá para baixo, portanto, precisamos deixar os dois blocos condicionais na mesma hierarquia. Com isso, caso a tecla “seta para cima” for pressionada, a raquete subirá e, por outro lado, se clicarmos em “seta para baixo”, ela descerá.

Para fazer isso, podemos seguir com o passo a passo abaixo:

1 - Acessar o código referente à nossa raquete;

2 - Encontrar o segundo bloco que lida com a movimentação da raquete;

3 - Selecionar o segundo bloco “se”, que diz "se 'seta para baixo pressionada?' então";

4 - Arrastar o segundo bloco “se” e deixá-lo somente dentro do bloco “sempre”.

Para uma melhor compreensão, abaixo uma imagem comparando o antes e o depois desta mudança:

Início da transcrição. Imagem ilustrativa comparando dois blocos de código do Scratch. A primeira parte, localizada no lado esquerdo, possui o título “Antes” e mostra um bloco amarelo com o texto “quando bandeira verde for clicado”; dentro dele, há o bloco “sempre”; dentro do bloco sempre, há a condição “se tecla seta para cima pressionada? então” e dentro dessa condição, a um bloco azul com o conteúdo “adicione 10 a y” e outro bloco condicional, destacado por uma borda vermelha, que diz “se tecla seta para baixo pressionada? então”, dentro dessa condição, há um bloco azul com o conteúdo “adicione -10 a y”. A segunda parte, localizada no lado direito, possui o título “Depois” e mostra um bloco amarelo com o texto “quando bandeira verde for clicado”; dentro dele, há o bloco “sempre”; dentro do bloco sempre, há dois blocos condicionais. A primeira condição é “se tecla seta para cima pressionada? então”, dentro dessa condição, há um bloco azul com o conteúdo “adicione 10 a y”. A segunda condição, que está destacada por uma borda vermelha, é “se tecla seta para cima pressionada? então”, dentro dessa condição, há um bloco azul com o conteúdo “adicione -10 a y”. Fim da transcrição.

Ralph, espero ter ajudado. Caso surjam dúvidas após a minha explicação ou ao longo dos seus estudos, fico à disposição!

Forte abraço e até mais.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.