Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Projeto Pong DONE!!

Fala pessoal,

Queria deixar minha experiência registrada aqui.

Montei o projeto junto com o professor mas minhas coordenadas ficaram um pouco diferentes e por conta disso, tive uma certa dificuldade inicial para ajustar a minha pontuação. Mas, no final consegui. Aí veio o problema da bolinha travar atrás da raquete kkkkkkk

Revisei alguns comentários aqui no fórum e encontrei várias soluções e testei no meu projeto:

  1. Solução: Bolinha voltar às coordenadas x:0 e y:0 Particularmente, eu não gostei muito dessa solução pois ela não deixa a trajetória da bolinha "natural". Mas foi a única solução que fez minha bolinha não ficar travando na raquete.

  2. Solução: Adicionar a espera de 1 segundo após contabilizar um ponto Melhorou a parte da visualização mas mesmo assim minha bolinha continuou travando e após esse "1 segundo" houve a contagem de mais um ponto e assim por diante.

  3. Solução: Ajustar a raquete mais próxima da margem da tela e ajustar o tamanho da bolinha Realmente, ajustar o espaço entre a tela e a raquete ajudaram bastante, mas não solucionou a questão da bolinha ficar travada.

No final, eu fiz uma junção de ajustes que melhoraram bastante o meu jogo:

  • Ajuste da distância da tela até a raquete
  • Ajuste nas coordenadas que contabilizam os meus pontos
  • Fiz alguns testes com o ângulo de inclinação da bolinha

Minha observações: Percebi que seguindo a nossa lógica, a bolinha irá sempre bater na borda raquete do oponente e dado incluímos um "atraso" na raquete como mostro na imagem abaixo, a bolinha vai bater na quina da raquete e assim vai ficar presa.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

No meu jogo, a bolinha começa bem e depois de algumas rodadas, fica travada :(

Pretendo pensar em algo diferente para solucionar este problema!

1 resposta
solução!

Oi, Camila! Tudo certo?

Antes de tudo, agradeço a paciência em aguardar um retorno!

Muito obrigada por ter compartilhado sua experiência ao desenvolver o jogo do Pong! Além disso, gostaria de te parabenizar por ter ido em busca de diferentes alternativas aos obstáculos que surgiram ao longo da construção do programa, isso é fundamental para consolidação do nosso aprendizado.

Uma sugestão legal para evitar que a bolinha fique presa à raquete é fazer uma verificação quando isso acontecer, isto é, analisar as posições x e y das duas e, caso os valores da bolinha estejam coincidindo com as bordas da raquete, alterar esses valores.

Para tornar essa explicação mais concreta, o que acha de compartilhar seu projeto com a gente? Assim podemos analisar juntas possíveis soluções!

Fico à disposição para te auxiliar no que for preciso!

Até mais, Camila!