RAMO DE VAREJO TÊXTIL
RAMO DE VAREJO TÊXTIL
Olá, Robert! Tudo bem?
Na sua matriz, você identificou como Forças o público-alvo bem definido, tradição no ramo, Customer Experience e entendimento do Valor Agregado. Já nas Fraquezas, você mencionou o engajamento no digital e vendas B2B. Para as Oportunidades, você apontou a fidelidade e promoção dos clientes, além de produtos 100% brasileiros. Por fim, nas Ameaças, você destacou a concorrência e distribuição.
Aqui vão algumas sugestões para complementar sua análise:
Forças: Pense em outros elementos internos que diferenciam sua empresa no mercado, como qualidade dos produtos, eficiência operacional, parcerias estratégicas, localização das lojas, etc.
Fraquezas: Reflita sobre outros pontos internos que podem ser melhorados, como custos operacionais, dependência de fornecedores específicos, limitações de infraestrutura ou tecnologia, etc.
Oportunidades: Considere tendências de mercado, novos nichos de mercado, possíveis parcerias, mudanças na legislação que possam beneficiar o setor, entre outros fatores externos que podem ser aproveitados.
Ameaças: Avalie riscos como mudanças nos hábitos de consumo, novas regulamentações que possam afetar o setor, riscos econômicos, como flutuações cambiais ou inflação, que podem impactar os custos e a demanda.
Lembre-se de que a matriz SWOT é um ponto de partida para o planejamento estratégico. A ideia é usar essa análise para desenvolver estratégias que maximizem suas Forças e Oportunidades, enquanto minimizam as Fraquezas e Ameaças.
Parabéns pelo trabalho! Bons estudos!