1
resposta

[Projeto] Planejamento semanal

Hoje em dia eu utilizo um aplicativo para organizar meus acontecimentos e fazer um planejamento semanal com diferentes áreas do meu dia a dia, como escola, finanças e compromissos pessoais. Isso me ajuda a ter mais organização e equilíbrio na rotina. E o meu objetivo é conseguir administrar melhor meu tempo e minhas responsabilidades.

1 resposta

Olá, Jamilly. Como vai?

Parabéns pela iniciativa de organizar sua rotina! Ter um planejamento que separa áreas como escola, finanças e compromissos pessoais é uma das estratégias mais eficazes para reduzir a carga cognitiva. Quando tiramos as preocupações da cabeça e as colocamos em um aplicativo, liberamos espaço mental para focar no que realmente importa no momento.

Para ajudar você a atingir seu objetivo de administrar melhor o tempo e as responsabilidades, gostaria de sugerir duas técnicas que complementam muito bem o planejamento semanal:

A Matriz de Eisenhower
Como você lida com diferentes áreas, pode ser difícil decidir o que fazer primeiro. Essa matriz ajuda a classificar suas tarefas em quatro quadrantes:

• Urgente e Importante: Faça agora (ex: um trabalho da escola para amanhã).
  • Importante, mas não Urgente: Agende (ex: organizar suas finanças).
  • Urgente, mas não Importante: Delegue ou minimize (ex: interrupções ou notificações).
  • Nem Urgente, nem Importante: Elimine (ex: distrações excessivas).

O Princípio da "Acabativa"
No curso, falamos muito sobre "menos iniciativa e mais acabativa". Uma dica prática para isso é o método Time Blocking (Blocos de Tempo). Em vez de apenas listar o que precisa fazer, reserve blocos específicos no seu aplicativo para cada área. Por exemplo: "Das 14h às 15h: Foco total na Escola". Isso evita que você tente fazer tudo ao mesmo tempo e acabe não terminando nada.

Dica de Equilíbrio
Não esqueça de incluir no seu planejamento o que chamamos de "Tempo de Respiro". Imprevistos acontecem, e ter pequenos intervalos entre as tarefas ajuda a manter o equilíbrio e evita a sensação de estar sempre "correndo atrás do prejuízo".

Você já deu o passo mais importante, que é ter um sistema de confiança. Agora, o segredo é a constância e os ajustes semanais!

Espero que possa ter lhe ajudado!