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[Projeto] PLANEJAMENTO DE MARKETING

DOCUMENTAÇÃO PRINCIPAL - PLANEJAMENTO DE MARKETING

Para uma lanchonete de marmitaria

1.1 - Definição de objetivos e metas

(Modelo de metas SMART - específica, mensurável, atribuível, realista e temporal)

1.2 - Específica

Considerando que a lanchonete a ser analisada nunca investiu em tráfego pago, o principal objetivo é mudar isso com o foco em aumentar o faturamento mensal que nos últimos 6 meses diminuiu de 40k para 32k. A meta é ultrapassar o faturamento antigo e chegar a 50k em até 4 meses. Para isso usaremos o Google ads e meta ads. Também iremos atualizar o Google Meu Negócio, testaremos uma inserção da empresa no ifood e aumentaremos o conteúdo orgânico no facebook, que é onde está o público-alvo da lanchonte.

1.3 - Mensurável

Analisaremos constantemente o Meta Insights e Google Analytics, CRM, engajamento do facebook e acompanharemos se a conta do Ifood cresce sem anúncio.

1.4 - Atribuível

Trabalharemos com gestor de tráfego e um design para os anúncios, social media e SEO para o conteúdo.

1.5 - Realista 1.6 - Temporal

A meta é ultrapassar o faturamento antigo e chegar a 50k em até 4 meses, o que acreditamos que é mais do que possível considerando o aumento da visibilidade que as ferramentas usadas podem dar se bem utilizadas.

2.1 - Defina o público-alvo

Homens 40 – 60 anos. Esse é o público que a lanchonete mais atende desde que abriu.

2.2 - Utilize ferramentas de pesquisa online

Google trend para as palavras-chave para SEO, ranqueamento do google. Biblioteca de anúncios do facebook para analisar os concorrentes e ver o que mais está engajando.

2.3 - Analise as mídias sociais

A Principal será o Facebook, analisaremos pelo “meta insights”, pelos comentários e compartilhamentos.

2.4 - Analise dados do Google Analytics

Google Analytics será fundamental para analisarmos os cliques, se o público-alvo acompanha as expectativas e a conversão.

2.5 - Analise os concorrentes (benchmarking)

Além da biblioteca de anúncios da Meta, analisaremos os concorrentes próximos pelo Google Meu Negócio e como eles estão posicionados nas pesquisas.

3.1 - Planejamento de Conteúdo

Vídeos interativos para o público compartilhar aquele prato que serve o date, que serve a família, os amigos. Mostrar os preparos e curiosidades sobre os pratos, focar em takes bem feitos para aguçar a vontade dos clientes.

3.2 - Canais de comunicação

O contato do WhatsApp Business será o principal meio de comunicação, ele será incluído em todos os anúncios, na bio das redes e nos posts como fixado. A conta do Ifood também será um dos maiores meios, mas ainda sem ultrapassar o WhatsApp.

3.3 - Calendário editorial 3.4 - Busca de palavras-chave 3.5 - Formato de conteúdo

Utilizando o Trello para o Calendário Editorial deixamos planejado que: Lançaremos campanhas em formato de vídeo mostrando os pratos e preparos bem de perto (meta ads). No orgânico do facebook iremos mostrar o dia a dia de cuidados da equipe para entregar bons pratos com higiene e cautela com as entregas. Na conta Ifood faremos promoções para alcançar novos clientes. Para o Google meu negócio atualizaremos SEO com ajuda do Google Trends e investiremos em anúncio em formato de banner para segmentar para o público regional da lanchonete.

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solução!

Oi, Leticia. Como vai?

Seu planejamento está bem estruturado e mostra uma boa compreensão das ferramentas e estratégias envolvidas no marketing digital. A escolha de canais, a definição clara do público e a integração entre mídia paga e orgânica estão bem alinhadas ao objetivo de crescimento.

Você pode detalhar um pouco mais a parte de metas realistas, mencionando por que esse faturamento é possível e como os recursos disponíveis contribuem para isso. Isso fortalece o argumento e ajuda a manter o foco ao longo do projeto.

Obrigado por compartilhar seu plano. Continue desenvolvendo sua visão com essa clareza. Está no caminho certo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!