DOCUMENTAÇÃO PRINCIPAL - PLANEJAMENTO DE MARKETING
Para uma lanchonete de marmitaria
1.1 - Definição de objetivos e metas
(Modelo de metas SMART - específica, mensurável, atribuível, realista e temporal)
1.2 - Específica
Considerando que a lanchonete a ser analisada nunca investiu em tráfego pago, o principal objetivo é mudar isso com o foco em aumentar o faturamento mensal que nos últimos 6 meses diminuiu de 40k para 32k. A meta é ultrapassar o faturamento antigo e chegar a 50k em até 4 meses. Para isso usaremos o Google ads e meta ads. Também iremos atualizar o Google Meu Negócio, testaremos uma inserção da empresa no ifood e aumentaremos o conteúdo orgânico no facebook, que é onde está o público-alvo da lanchonte.
1.3 - Mensurável
Analisaremos constantemente o Meta Insights e Google Analytics, CRM, engajamento do facebook e acompanharemos se a conta do Ifood cresce sem anúncio.
1.4 - Atribuível
Trabalharemos com gestor de tráfego e um design para os anúncios, social media e SEO para o conteúdo.
1.5 - Realista 1.6 - Temporal
A meta é ultrapassar o faturamento antigo e chegar a 50k em até 4 meses, o que acreditamos que é mais do que possível considerando o aumento da visibilidade que as ferramentas usadas podem dar se bem utilizadas.
2.1 - Defina o público-alvo
Homens 40 – 60 anos. Esse é o público que a lanchonete mais atende desde que abriu.
2.2 - Utilize ferramentas de pesquisa online
Google trend para as palavras-chave para SEO, ranqueamento do google. Biblioteca de anúncios do facebook para analisar os concorrentes e ver o que mais está engajando.
2.3 - Analise as mídias sociais
A Principal será o Facebook, analisaremos pelo “meta insights”, pelos comentários e compartilhamentos.
2.4 - Analise dados do Google Analytics
Google Analytics será fundamental para analisarmos os cliques, se o público-alvo acompanha as expectativas e a conversão.
2.5 - Analise os concorrentes (benchmarking)
Além da biblioteca de anúncios da Meta, analisaremos os concorrentes próximos pelo Google Meu Negócio e como eles estão posicionados nas pesquisas.
3.1 - Planejamento de Conteúdo
Vídeos interativos para o público compartilhar aquele prato que serve o date, que serve a família, os amigos. Mostrar os preparos e curiosidades sobre os pratos, focar em takes bem feitos para aguçar a vontade dos clientes.
3.2 - Canais de comunicação
O contato do WhatsApp Business será o principal meio de comunicação, ele será incluído em todos os anúncios, na bio das redes e nos posts como fixado. A conta do Ifood também será um dos maiores meios, mas ainda sem ultrapassar o WhatsApp.
3.3 - Calendário editorial 3.4 - Busca de palavras-chave 3.5 - Formato de conteúdo
Utilizando o Trello para o Calendário Editorial deixamos planejado que: Lançaremos campanhas em formato de vídeo mostrando os pratos e preparos bem de perto (meta ads). No orgânico do facebook iremos mostrar o dia a dia de cuidados da equipe para entregar bons pratos com higiene e cautela com as entregas. Na conta Ifood faremos promoções para alcançar novos clientes. Para o Google meu negócio atualizaremos SEO com ajuda do Google Trends e investiremos em anúncio em formato de banner para segmentar para o público regional da lanchonete.