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[Projeto] Planejamento de marketing

A BioBeauty é uma loja online especializada em cosméticos naturais e sustentáveis.

1.1 - OBJETIVOS E METAS

1.2 - Específica: Aumentar a taxa de conversão em 20% em 4 meses.

1.3 - Mensurável: Para medir o progresso, o acompanhamento da taxa de conversão, taxa engajamento e cliques .

1.4 - Atribuível: O time de marketing será responsável pelo acompanhamento e análise da métricas de conversão, engajamento e cliques.

1.5 - Realista: Aumentar o engajamento dos leads e clientes em 15%, gerar conteúdo que atraia os usuários para fidelizá-los

1.6 - Temporal: 4 meses para alançar os objetivos

2.1 - PEQUISA DE MERCADO

2.1 - Público-alvo: Mulheres entre 25 e 40 anos, interessadas em produtos naturais e sustentabilidade, que se preocupam em cuidar da pele e dos cabelos. Consomem constantemente conteúdos do instragram e youtube e moram em grandes cidades.

2.2 - Ferramentas de pesquisa online: google forms para entender melhor o nosso público e buscar entender as necessidades deles, utilização também do Instagram apara colher insights mais rápidos.

2.3 - Análise as mídias sociais: Conferir feedbaks e comentários em publicações no instagram, avaliações no google e reclame aqui. 2.4 - Análise dados do Google Analytics : utilizar a plataforma google analytics para acompanhar tempo de permanência em site e produtos mais acessados

2.5 - Análise os concorrentes (benchmarking): Sallve (concorrente direto), produz conteúdos relevantes sobre os seus produtos e tem um bom engajamento com o público nas redes sociais. Simple organic é outro concorrente direto, na pesquisa orgânica para o termo 'veganos para pele', a Simple Organic aparece em terceiro lugar, a Sallve em primeiro e a Garnier em segundo, o que indica um bom posicionamento nos resultados de busca. Todas as essas marcas estão bem colocadas no mercado de cosméticos e tem um grande engajamento no instagram.

3.1 - PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO

3.1 - Canais de comunicação: Instagram e Youtube 3.2 - Calendário editorial: Fazer publicações todos os dias: fazer 3 posts falando sobre o produto mais vendidos; 2 reeals sobre cuidados com a pele e com os cabelos, posts com antes/depois. Fazer enquetes nos stores para analisar o que o público gostaria de ver. Vídeos curtos educativos para youtube.

3.3 -Busca de palavras-chave: Produtos de beleza veganos; cosméticos; cuidados com a pele; cuidados com os cabelos; maquiagem vegana;

3.4 - Formato de conteúdo: textos, vídeos, imagens e lives no instagram e youtube.

2 respostas

Oi, Alycia!

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da forma como você estruturou o planejamento da BioBeauty, principalmente na definição de objetivos e metas. A conexão entre pesquisa de mercado e estratégia de conteúdo mostra um bom direcionamento para alcançar o público-alvo.

Muito, continue praticando explorando cada vez mais!

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Sucesso

O planejamento parece todo muito bem estruturado, só acredito que valha destrinchar melhor o calendário de publicações. Definir que conteúdos sairão que dias e com alternância de tipo de conteúdo.

É importante também ter atenção ao volume de conteúdos postados. Um avalanche de conteúdos da marca em um curto período de tempo pode não ser proveitoso. Acredito que valha mais postar menos quantidade e conteúdos mais bem elaborados, redigidos e editados, que possam trazer mais engajamento.