Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[Projeto] Planejamento de conteúdo completo - Brew Coffee (Fictício)

Planejamento de conteúdo:

  1. Cliente (Segmento): A Brewcoffee é uma cafeteria que valoriza o conceito minimalista e a arte como um estilo de vida.

  2. Público-alvo:

        Segmentação demográfica:
    

• Idade: 26 a 40 anos (Geração - Millennials) • Sexo: Ambos os sexos. • Localização: Centros urbanos das principais capitais da região Sudeste e sul do Brasil onde a população tenha consciência de sustentabilidade. • Renda: Classe média a alta que se dispõe a pagar mais por uma experiência que reflete seus valores e estilo de vida. • Educação: Ensino superior incompleto e completo, pós-graduação completa. • Profissão: Arquitetos, designers, publicitários, empresários.

       Segmentação psicográficas:

• Valores e crenças: Transparência, Responsabilidade social, Sustentabilidade, estético. • Estilo de vida: Minimalismo, consumo consciente, funcional, prioriza a saúde mental e física; • Interesses: Eco-friendly, design, artes visuais, moda atemporal, minimalismo, experiência personalizada e gourmet. • Personalidade: Consciente, engajado, comunicativo, responsável, inovador, estético. • Hobbies: Gastronomia, fotografia, leitura, participação em eventos sociais e culturais, por exemplo: exposições de arte, shows e esportes. • Hábitos de Compra: Atraídos para experimentação de marcas que unem a estética, funcionalidade, consumo consciente além de compartilhar os seus valores e engajados em causas ambientais. • Estilo de Vida: Consumo consciente, minimalismo, prioriza saúde mental e física.

6 respostas
  1. Atributo de marca (Tom de voz): Acolhedor, consciente e moderno.

  2. Objetivo Principal: Aumentar o reconhecimento de marca, impulsionar o tráfego e vendas, e fidelizar clientes.

  3. Objetivos Secundários: Geração de leads. Aumento de visitação na cafeteria e no site. Promoção da sustentabilidade além da experiência de marca, mas sim como um estilo de vida aliado ao minimalismo. Ser referência como uma cafeteria que preza a economia verde.

  4. Canais de Comunicação: TikTok Instagram Site da Brewcoffee E-mail marketing

  5. Linguagem de Comunicação: Educativa, informativa e acolhedora.

  6. Análise da Concorrência The Coffee: • Pontos Fortes: Reconhecida globalmente, bebidas exclusivas, presença digital, alto uso da tecnologia para otimização e praticidade, cardápio por QR code e pelo mobile, estética coerente aos seus valores. • Pontos Fracos: Limitação no menu devido à baixa diversidade de produtos oferecidos, o preço elevado dificulta a percepção de valor do cliente em relação ao custo com a entrega da experiência e qualidade, alto risco pelas mudanças econômicas no país que afeta os centros urbanos.

Starbucks: • Pontos Fortes: Reconhecida globalmente, diversidade de produtos, forte presença em redes sociais e consistente na identidade visual. • Pontos Fracos: Preços elevados, possui críticas do público em relação aos valores de sustentabilidade e responsabilidade social.

  1. Estratégias de Diferenciação - Brew Coffee: • A experiência 360º do minimalismo ao artístico: oferecimento dessa combinação torna-se uma cafeteria autêntica e consciente. • Personificação da marca: criação de uma influencer virtual contribui para o aumento de conexão da comunidade e auxilia nos chatbots do delivery integrado ao WhatsApp. Entretanto, a opção de atendimento real time. : criação• Promoção de eventos culturais com base em parcerias: criação de eventos artísticos gratuitos como exposição de fotografias e shows de artistas locais que tenha os valores comuns a marca.
Estratégias e criação de conteúdo:

Instagram Tipos de conteúdo: O foco será em conteúdos que alcancem maior número de compartilhamentos, visitas ao site, geração de leads e engajamento do público. Segmentar o conteúdo por canal para adequar o conteúdo e a linguagem para cada rede social conforme os objetivos específicos. Investir em conteúdo visual de alta qualidade com foco em detalhes e na estética para destacar os diferenciais da cafeteria, atendimento personalizado e sustentabilidade. Diversificar o conteúdo inspirações, divulgação de eventos culturais presenciais, promoções, parcerias, dicas sobre a escolha no cardápio e conteúdo educativo. Interagir ativamente com o público responder a comentários e mensagens, realizar enquetes e lives para aumentar o engajamento. 1. Fotos e Vídeos dos Produtos: Destaque as bebidas e alimentos, com foco na apresentação e qualidade. 2. Stories: Será trabalhado os bastidores da marca em formato de vídeos curtos, fotos e o uso dos destaques via fotos e vídeos com o storytelling sobre a preparação das bebidas e alimentos do cardápio, aviso de ofertas do dia, o ambiente interno da cafeteria e reposts dos clientes, lives para demonstrar os eventos realizados em real time. 3. Reels: Conteúdo dinâmico e atrativo que mostra o preparo dos produtos, o ambiente da cafeteria e divulgação de eventos especiais. 4. Carrosséis mistos de posts informativos e educativos: informações sobre práticas ecológicas para o dia a dia, benefícios dos produtos, dicas sobre filmes, músicas e artes que retrata a filosofia da marca. 5. Depoimentos de Clientes em posts estáticos no feed: feedback e experiências dos clientes para construir credibilidade, autoridade e engajamento. 6. Conteúdo Inspiracional e motivacional: Citações, pensamentos e imagens que se alinhem com a filosofia da marca. Uso de Influenciadores para promoção da marca: será por meio de formatos de reels por meio de postagem repostada ou colaborativa, seja com postagens diretas, contando a experiência ou fotografias.

Calendário editorial: Todos os dias conforme os dias de funcionamento da cafeteria. Frequência: Todos os dias. Formato: Stories, Reels, Posts no Feed (estáticos e carrosséis mistos). Horários de postagens: • Feed: 10h e 18h. • Stories: 10h, 12h, 14h, 16h e 18h. (horários indicados, porém não-fixos, dependerá das análises de monitoramento de postagem).

Cronograma - semanal Segunda-Feira Post 1: Manhã • Tipo de Conteúdo: Inspiracional • Formato: Reels • Descrição: Vídeo com cortes de cenas dos ambientes da cafeteria com foco na experiência do expectador ao tomar um café com uma citação inspiradora sobre minimalismo e arte. • Legenda: A organização é necessária no exterior para encontrar a paz interior.

• Post 2: Tarde • Tipo de Conteúdo: Educacional • Formato: Carrossel misto • Descrição: Carrossel misto com imagens e vídeos interativos explicando os benefícios do consumo consciente. • Legenda: Entenda como o seu consumo pode transformar o mundo. #sejasustentável

Terça-Feira Post 1: Manhã • Tipo de Conteúdo: Produto • Formato: Reels • Descrição: Preparação do Duo latte da Brewcoffee. • Legenda: “Receba aquele abraço envolvente ao experimentar o exclusivo duo latte feito com chocolate e especiarias. #Brewcoffee

Post 2: Tarde • Tipo de Conteúdo: Engajamento • Formato: Foto estática • Descrição: Foto para uma pesquisa (enquete) sobre qual evento cultural os seguidores gostariam de ver na Brewcoffee. • Legenda: "Ajude-nos a escolher o próximo evento cultural, deixe nos comentários o que vocês gostariam participar aqui! #Brewcoffee

Quarta-Feira Post 1: Manhã • Tipo de Conteúdo: Informativo • Formato: Carrossel misto • Descrição: Apresente em fotos e vídeos curtos a influencer virtual da Brewcoffee e suas funcionalidades no WhatsApp. • Legenda: "Você já conhece a Brê? Ela chegou na cafeteria para inovar e veja como ela te ajudará a ter a melhor experiência na Brewcoffee!

Post 2: Tarde • Tipo de Conteúdo: Feedbacks (Prova social) • Formato: Foto estática • Descrição: Fotos de parceiros tomando as bebidas ou usando nossas garrafas em um ambiente urbanos com comentários dos clientes fiéis sobre suas experiências na Brewcoffee. • Legenda: "A Brew está com você em todos os momentos! ##Brewcoffee"

Quinta-Feira Post 1: Tarde • Tipo de Conteúdo: Anúncio viral • Formato: Reels • Descrição: Anúncio da exposição de arte local com parceria com vários fotógrafos da cidade que acontecerá no sábado na Brewcoffee. • Legenda: "A melhor programação do anoitecer de um sábado é a união da arte com café! Venha conferir às 17h nesse sábado, 27 de julho, a nossa exposição de fotografias com música ao vivo. #apoieartelocal #eventosdaBrew

Sexta-Feira Post 1: Manhã • Tipo de Conteúdo: Inspiracional • Formato: Foto estática no feed • Descrição: Foto de um grupo de amigos na Brewcoffee. • Legenda: O happy hour aesthetic com seus amigos é na Brew.

Post 2: Tarde • Tipo de Conteúdo: Engajamento • Formato: Stories (todos os dias têm postagem de bastidores da preparação ao atendimento) • Descrição: Story com uma pergunta interativa sobre os cafés preferidos dos seguidores. • Legenda: "Qual é o seu café preferido na Brewcoffee? Responda e marque um amigo!

Sábado Post 1: Manhã • Tipo de Conteúdo: Informativo • Formato: Vídeo curto • Descrição: Story com uma contagem regressiva para o início para o evento cultural. • Legenda: "Faltam apenas 8 horas para nosso evento cultural! Venha conosco nessa experiência! #ContagemRegressiva #EventosdaBrew

  1. Engajamento e Interação • Respostas Rápidas: Responder a comentários e mensagens diretas de forma acolhedora e proativa. • Criação de comunidade: promova o uso das hashtags da marca para os consumidores se sentirem pertencentes a uma comunidade, além de maior visibilidade e engajamento dos clientes fiéis tornarem-se “embaixadores” da marca que a divulga e a defende diante sociedade. #brewcoffeelovers • Interação com Seguidores: Incentivar os seguidores a compartilharem suas experiências e usar hashtags da marca. • Parcerias colaborativas: trabalhar com influenciadores que compartilhem os mesmos valores sustentáveis.

  2. Métricas e Avaliação Análise de métricas de ambas as redes sociais: • Métricas de Crescimento: Aumento de seguidores e alcance das postagens. • Métricas de Conversão: Cliques em links, visitas ao site e aumento nas vendas. • Categorias e formatos que mais engajam • Tipos de CTA com mais ações • Dias em horários que mais engajam • Performance quinzenal • Comparativos mensal/trimestral

solução!

Olá, Sarah, tudo bem?

Seu planejamento de conteúdo para a Brewcoffee está muito bem estruturado e detalhado. A segmentação demográfica e psicográfica fornece uma visão clara do público-alvo, permitindo criar conteúdo que ressoe com seus valores e estilo de vida. A ênfase no minimalismo, sustentabilidade e experiências personalizadas é uma excelente forma de conectar a marca com o público de maneira significativa. Considerar os interesses e hábitos de compra, como o engajamento com causas ambientais e a apreciação por design e arte, ajudará a criar campanhas que realmente capturam a essência da Brewcoffee.

As escolhas das redes sociais e sua distribuição do post também está bem organizada, parabéns!

Continue aprofundando sua compreensão do público-alvo e adaptando o conteúdo para atender suas expectativas e valores.

Se tiver perguntas ou precisar discutir mais sobre planejamento de conteúdo, o fórum está sempre à disposição.

Abraço!

Olá Monalisa, gostaria de saber mais planejamento de conteúdo voltado para o tiktok e se há um material mais aprofundado sobre isso, pois tenho mais dificuldade em montar um planejamento para essa rede social.

Atenciosamente, Sarah Nunes.

Oi Sarah.

Infelizmente ainda não temos conteúdos específicos sobre como criar um planejamento para o TikTok. Mas encontrei um material bem bacana de Como criar uma estratégia de conteúdo para o TikTok

Espero que isso ajude a dar os primeiros passos.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!